Desporto
CRISTIANO RONALDO, MESSI E NEYMAR SÃO OS FINALISTAS DA BOLA DE OURO 2015
O internacional português, Cristiano Ronaldo, marca presença pela oitava vez no lote dos finalistas. O craque do Real Madrid e o único português nesta edição já conquistou por três vezes o troféu, nomeadamente em 2008, 2013 e 2014. O atleta conta com o apoio do selecionador nacional Fernando Santos, que acredita que a nomeação é “uma prova de todo o valor de Ronaldo”.
Por sua vez, Leonel Messi, distinguido por quatro vezes com o galardão, tenta este ano repetir as conquistas de 2009, 2010, 2011 e 2012. O jogador do Barcelona marca presença assídua na cerimónia desde o ano 2009, altura em que conquistou o campeonato da liga espanhola, a supertaça de Espanha, a Supertaça da UEFA e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Neymar é o escolhido para completar o grupo. O nome do brasileiro figura pela primeira vez no “top 3”.
No futebol feminino, a lista das três finalistas é composta pela norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Célia Šašić.
No que diz respeito aos treinadores, o vencedor da categoria de melhor técnico do ano será discutido entre Joseph Guardiola, o campeão europeu pelo Bayern Munique, Jorge Sampaoli que conduziu a seleção do Chile à conquista da Copa América 2015 e Luis Enrique que no seu primeiro ano ao comando do Barcelona ganhou o campeonato espanhol, a Taça do Rei e a Liga dos Campeões. Na competição feminina, figuram entre os finalistas dois homens, nomeadamente o selecionador do Japão, Norio Sasaki e o selecionador de Inglaterra, o galês Mark Sampson que concorrem com a norte-americana Jill Ellis responsável pela seleção dos EUA.
Para a categoria de melhor golo, estão nomeados Messi, Alessandro Florenzi e Wendell Lira.
O evento terá lugar no Palácio dos Congressos em Zurique, na Suiça, a 11 de janeiro de 2016.