Desporto
Arranca hoje o Volleyball World Beach Pro Tour em Espinho
É já esta sexta-feira o arranque do FIVB Beach Pro Tour Challenge em Espinho. O evento vai decorrer até ao próximo domingo, dia 17, e conta com a participação de 96 duplas de 33 países que prometem distribuir muita emoção e espetáculo nas bancadas da Praia da Baía.
Num verdadeiro evento multicultural, os Estados Unidos da América são o país que marcará maior presença (8 duplas), seguido da Alemanha, Polónia, Áustria, Países Baixos, Espanha, Suíça, Noruega, Itália e Chéquia. É de realçar a participação de duplas como os brasileiros Renato Carvalho/Vítor Felipe, assim como os polacos Michal Bryl/Bartosz Losiak. No feminino, o destaque vai para as veteranas argentinas, Ana Gallay e Fernanda Pereyra e as experientes australianas Taliqua Clancy/Mariafe Artacho Del Solar.
Portugal conta com a participação de 4 duplas, duas femininas e duas masculinas. No Quadro Principal, João Pedrosa/Hugo Campos e Inês Castro/Beatriz Pinheiro. Na Fase de Qualificação, Roberto Reis/Sebastião Leão e Juliana Antunes/Tânia Oliveira.
A dupla formada por João Pedrosa e Hugo Campos tem vindo a potenciar o seu nível, conquistando um honroso 9º lugar, em Itália, na quinta prova do campeonato. Nas etapas anteriores, acompanhados pelo selecionador Leonel Gomes, atingiram o17º lugar em Espanha, o 25º lugar no Catar, o 33º lugar no México e o 33º lugar no Brasil. Os jovens atletas reconhecem o desafio que têm pela frente, mas assinalam a importância de um público que lhes é familiar.
“Vamos defrontar grandes adversários, duplas fortes e mais habituadas a jogar a este nível do que nós, mas nós vamos jogar em casa, com a família, os amigos e o nosso povo ao nosso lado e isso poderá fazer a diferença”, contaram as jogadoras ao site oficial da Federação Portuguesa de Voleibol.
Inês Castro e Beatriz Pinheiro, treinadas pelo selecionador Ricardo Rocha, vêm de um estágio com a dupla inglesa Jessica Grimson/Daisy Mumby. As atletas encontram-se agora a fazer treinos conjuntos com as duplas do Paraguai, Giuliana Poletti/Laura Ovelar e Érika Mongelos/Michelle Valiente. As portuguesas não só ressalvam a importância da etapa para o reconhecimento da modalidade, como partilham o gosto que sentem por jogar na capital do voleibol: “Não temos dúvidas que, para o voleibol português, em particular, e para o nosso país, em geral, é ótimo haver este tipo de competições aqui, principalmente em Espinho, uma cidade que adora Voleibol, pois cria-se sempre um ambiente incrível.”
O evento é dinamizado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, sob a orientação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Nos dias 11 a 14 de agosto, está igualmente confirmada a realização de uma etapa em Cortegaça, o Beach Volleyball Pro Tour Future. A Federação continua a investir na organização de competições internacionais, que notabilizam a dupla olímpica Miguel Maia/João Brenha. Depois de ter pertencido a inúmeras etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia, a cidade “onde as ruas não têm nome” volta a integrar a rota dos melhores atletas mundiais.
Artigo da autoria de Maria José Coelho