Desporto

Basquetebol: “Dragões” garantem mais um triunfo na Madeira

Published

on

Após jornada dupla vitoriosa, no passado fim-de-semana, frente à AD Ovarense e ao Esgueira, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) viajou até ao arquipélago da Madeira, para defrontar o Clube Amigos do Basquete (CAB Madeira), na jornada que ditou o início da segunda volta do campeonato nacional.

Boa réplica madeirense

A equipa da casa começou bem a partida e nem parecia estar nos lugares do fundo da tabela, apenas com duas vitórias para a Liga. Com cinco minutos de jogo decorridos, os comandados de João Paulo Silva, técnico dos madeirenses, estavam na liderança da partida por 14-9.

No entanto, os “dragões” começaram a colocar os “motores” a funcionar e recuperaram da curta desvantagem. A agressividade na defesa e a melhoria no capítulo do lançamento, premiaram um parcial de 20-24 para os portistas, volvido o primeiro período.

No segundo quarto, a boa réplica madeirense continuou e o FC Porto não conseguiu, nos minutos iniciais, impor a sua superioridade. Com dificuldade em travar o ataque da formação da casa, o jogo continuou equilibrado.

Foi apenas nos momentos finais da primeira parte que a formação de Fernando Sá, treinador do FC Porto, conseguiu garantir uma vantagem mais confortável para os balneários, com vários ataques rápidos e uma defesa sólida. 37-47 era o marcador ao intervalo.

Terceiro período portista demolidor

Apesar da boa imagem que os madeirenses estavam a deixar na partida, o terceiro período ficou marcado pela supremacia portista, que desnivelou por completo o encontro.

O FC Porto acertou a mira no terceiro período, com percentagens acima de 60% de lançamento de dois pontos e 50% de triplo, que fizeram com que os “dragões” conseguissem um parcial de 10-26 e terminassem o terceiro quarto com mais de 20 pontos de diferença.

Com o resultado em 47-73 à entrada do derradeiro período, Fernando Sá permitiu mais minutos a jogadores com menos utilização. Àquela que tinha sido uma das armas da turma “azul e branca” no encontro, a defesa, os portistas não conseguiram manter a eficácia que tinham demonstrado até então.

O CAB Madeira conseguiu um período interessante, bastante mais eficaz e com sinais muito positivos. Amostra disso mesmo foi o facto de ter conseguido marcar mais de 30 pontos frente ao seu adversário. Com um parcial de 33-25, os madeirenses reduziram a desvantagem para abaixo das duas dezenas. O resultado final foi de 80-98.

Individualmente, os jogadores de destaque foram Keven Gomes, o poste portista, com 19 pontos em pouco mais de 18 minutos em campo, com uma eficácia de 100% de lançamentos de campo, e 11 ressaltos. O elemento do CAB mais inconformado foi Nuno Sá, com 15 pontos e sete ressaltos.

Os próximos confrontos de ambas as equipas são a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, este domingo. Os portistas visitam o SL Benfica, e jogo a disputar no Pavilhão Fidelidade, pelas 17h. Os madeirenses viajam até ao continente, para defrontar o Vitória SC, pelas 18h30.

Artigo da autoria de Duarte Alves

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version