Desporto

LIGA 2014-2015

Published

on

António Aroso

Quando faltam realizar 5 jornadas para o fim do campeonato, Benfica e FC Porto vão medir forças entre eles na próxima semana e lutar até ao fim pela conquista do título nacional. Sem fazer “futurologia”, interessa reflectir sobre as 2 equipas, como iniciaram o actual momento e como poderão terminar. O Benfica apresenta talvez o futebol menos vistoso da era Jorge Jesus, perdeu jogadores valiosos como Siqueira, Garay, Rodrigo e Enzo Perez (mercado de janeiro), é por esta altura uma equipa mais pragmática, com claro défice de qualidade individual em relação ao ano transacto, colectivamente é uma equipa mais madura nos diferentes momentos do jogo, não sendo uma equipa de posse de bola como o FC Porto, sabe temporizar o jogo quando é preciso, as transições ofensivas não são tão vertiginosas como num passado recente mas talvez também por isso é uma equipa que se desorganiza menos no momento da perda de bola, o que a torna uma equipa regular e competitiva para consumo interno embora na Liga dos Campeões tenha revelado grandes dificuldades e acabou por ter mais uma campanha para esquecer.

O FC Porto após uma época desoladora, com jogadores sem qualidade para um clube com os pergaminhos dos portistas, apostou as fichas todas para esta época com um treinador novo e uma equipa muito renovada (16 jogadores novos!). Teve um início positivo, embora a rotatividade excessiva de jogadores imposta inicialmente pelo seu treinador tenha atrasado um pouco a assimilação do modelo, princípios e subprincípios de jogo, o que custou ao FC Porto alguns dissabores nomeadamente derrotas com os seus principais rivais em pleno estádio do Dragão, o que inquietou o mundo portista. Contudo as exibições na Liga dos Campeões, a forma como a equipa se foi apresentando com o passar dos jogos, com uma circulação de bola mais rápida e precisa, variações constantes de flanco, um jogo interior cada vez mais forte, transição defensiva mais rigorosa e rápida de movimentos, foi catapultando a equipa para outros patamares competitivos.

Assim sendo, penso que o Benfica com 3 pontos à maior relativamente ao Porto, vitória no Dragão de 2-0, jogo em casa com o seu rival, experiência de 6 anos de Jorge Jesus ao leme do Benfica e um calendário mais facilitado que o do FC Porto, tem na teoria algum favoritismo.

A seu favor, o FC Porto tem o passado recente do SLB neste tipo de situações, o crescimento claro e contínuo da equipa, um plantel mais valioso e com mais opções do que o Benfica e o passado recente de hegemonia e claro domínio no futebol português.

A ver vamos o que sucede, mas com certeza de que teremos muitas emoções até final.

1 Comment

  1. David Guimarães

    20/04/2015 at 22:27

    Explanas bem o que distingue os dois conjuntos que lutam pelo título nacional.

    Um abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version