Desporto
MUNDIAL IPC: PORTUGAL JÁ SOMA QUATRO MEDALHAS

Com tiro de partida dado no dia 14 (última sexta-feira), está a decorrer, em Londres, o Campeonato do Mundo de Atletismo IPC.
Ontem, as provas na pista que permitiram que quatro atletas portugueses medalhassem o país nas categorias T20 e T51. As provas da categoria “T” tratam-se de todas as provas que decorrem na pista – corridas e saltos – e o número associa-se ao grau de deficiência que o atleta apresenta. Quanto menor for o número associado, maior é o grau de deficiência do atleta.
Às portuguesas Érica Gomes e Ana Filipe, ambas atletas T20 – portadoras de deficiência intelectual -, foi o salto em comprimento a disciplina dopódio. O salto de 5,48 metros deu a Érica Gomes a medalha de prata e permitiu que a atleta batesse o recorde nacional na categoria. Já Ana Filipe registou um salto de 5,26 metros que a elevou ao terceiro lugar.
Cristiano Pereira, também atleta na categoria T20, sagrou-se vice campeão e traz para Portugal a medalha de prata na prova de 1500 mmetros. Ao completar a prova em 3:55,39 minutos, o português superou também o recorde da Europa da disciplina e categoria.
Já Hélder Mestre conquistou a medalha de bronze na prova de 400 metros. O atleta competiu na categoria T51 – que diz respeito aos atletas que competem em cadeiras de rodas – e concluiu a prova em 1:25,65 minutos.
O Mundial IPC de Atletismo vai decorrer até ao dia 23 e Portugal ainda tem vários atletas em competição.
