Connect with us

Desporto

U.Porto conquista troféu coletivo do CNU de natação em piscina curta

Published

on

O feriado de oito de dezembro ficou marcado pela conquista do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de natação em piscina curta pela Universidade do Porto (U.Porto).

Para além dos estudantes-atletas da academia portuense, estiveram também em destaque em Matosinhos: Tomás Lopes, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que alcançou as duas melhores marcas universitárias nos 50m e 100m livres, Rafael Simões, também da equipa minhota, que atingiu o seu recorde e arrecadou os dois tempos mais rápidos nos 50m e 100m bruços e Gabriel Lopes, nadador olímpico da Associação Académica de Coimbra (AAC), que é agora o detentor dos novos recordes nas categorias de 100m costas e 200m estilos.

É de salientar ainda o destaque de Diogo Carvalho, também atleta olímpico pela AAC, que acabou por bater o seu recorde pessoal nos 100m mariposa, o que lhe permitiu conquistar a melhor marca universitária nos 50m mariposa.

A par destes dois atletas de Coimbra, marcaram também presença na competição mais três atletas olímpicos: José Paulo Lopes, da AAUM, que reforçou a marca do recorde nacional universitário que já lhe pertencia nos 400m livres, Tamila Holub, estreante nas competições universitárias e detentora do melhor tempo universitário nos 400m livres e Angélica André do Instituto Politécnico da Maia.

Na categoria masculina, em maior evidência esteve Diogo Costa, estudante-atleta da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que ultrapassou o tempo de Frederico Santos nos 50m costas e acabou por garantir ainda o recorde nacional universitário. 

No feminino, as nadadoras Ema Conceição, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, Camila Rebelo, da AAC, Francisca Mesquita, da Universidade NOVA de Lisboa, e pela equipa de estafetas da NOVA de Lisboa, bateram as distâncias de 100m livres, 100m costas, 200m estilos e 4x50m livres estilos. 

Numa prova organizada pela U.Porto e pela Federação Académica do Desporto, mais de uma centena e meia de estudantes-atletas, divididos entre 19 equipas, mergulharam, de novo, em busca do ouro. Com cerca de 24 categorias em disputa, os nadadores universitários da U.Porto apresentaram-se como a equipa mais constante ao longo da competição, que acabou por revalidar o título conquistado na última edição da prova.

Artigo da autoria de Catarina Leite