Desporto

U.Porto é Campeã Nacional Universitária de Atletismo em Pista Coberta pela 13ª vez consecutiva

Published

on

Na primeira competição de 2022 e numa das mais participadas, as provas que decorreram em Braga contaram com cerca de 300 atletas, representantes de 27 instituições de Ensino Superior de todo o país. Com as 11 medalhas conquistadas, a Universidade do Porto (U.Porto) alcançou, a 29 de janeiro, o seu 13.º Título Nacional Universitário consecutivo nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Atletismo em Pista Coberta.

O destaque da competição foi para as cinco medalhas de ouro conquistadas pelos novos Campeões Nacionais Universitários da U.Porto. Ivo Tavares, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) foi o número um nas provas dos 60 metros e do salto em comprimento. 

Catarina Queirós, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), alcançou o ouro nos 60 metros barreiras, Leonor Suzano, da FADEUP, subiu ao primeiro lugar do pódio no salto com vara e Maria Leite, da FCUP, sagrou-se vencedora da prova de salto em altura.

As três medalhas de prata da U.Porto foram conquistadas por Pedro Matos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), nos 60 metros barreira, Rita Figueiredo, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) nos 800 metros e João Amaro, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FCCEUP) nos 3000 metros.

As medalhas de bronze foram arrecadadas por Rita Santos, da FADEUP, nos 60 metros, Nuno Nascimento, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) nos 400 metros e Guilherme Almeida, da FEUP, no salto em altura.

A par das medalhas conquistadas pela U.Porto, o Politécnico do Porto (P.Porto) trouxe para “casa” o ouro de Ana Silva no triplo salto, de Samuel Rios na competição dos 800 metros, Pedro Amaro nos 3000 metros,  Tomás Dinis no triplo salto e por fim, o pódio feminino nas estafetas. É de salientar ainda o primeiro lugar de Diogo Guerra nos 60 metros barreiras em representação da Associação de Estudantes do Instituto da Universidade da Maia.

Para além da revalidação do título pela U.Porto, a competição ficou ainda marcada pelos cinco novos Recordes Nacionais Universitários. Maria Rosalina, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bateu o Recorde Nacional na qualificação dos 60 metros (07.37). Evelise Veiga (6.25) e Eliana Bandeira (16.59), atletas do Politécnico de Leiria, quebraram os recordes universitários no salto em comprimento e no lançamento do peso, respetivamente.

Pedro Amaro (08:17:07) nos 3000 metros e a equipa feminina que participou nos 4x200m (01:46.52), todos do Politécnico do Porto, superaram as distâncias máximas universitárias.

Depois da conquista do 13º título nos CNU de Atletismo em Pista Coberta, a U.Porto volta à competição para os Campeonatos Nacionais Universitários de Taekwondo e Ténis. 

Artigo da autoria de Carolina Cardoso

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version