Educação

FEP FIRST CONNECTION PITCHING TALENT VAI LIGAR ESTUDANTES E EMPRESAS

Published

on

Ready, Set, Pitch é o mote do FFC Pitching Talent e, ao mesmo tempo, a palavra-chave de cada dia do evento.

No primeiro dia (18 de abril), Ready é a palavra de ordem. Os estudantes inscritos têm de estar prontos a fazerem um pitch (apresentação oral sobre si mesmos) de 1 minuto para uma mesa de júri (composta pelas empresas Silver Sponsors) e serão escolhidos pela sua pontuação de 0 a 10. Os inscritos terão ainda de enviar o seu CV para auxiliar na decisão. Daqui saem 60 estudantes, que passam à próxima fase.

Segue-se o Set, dia 22 de abril, em que serão aprofundadas as valências do participante, através de workshops/formações, que incidirão no pitch e nas soft skills – conjunto de atributos e/ou competências que promovem boas relações com as pessoas e melhoram o desempenho profissional.

Para esta fase estão já confirmados 7 oradores que irão abordar os temas: “Como fazer o meu pitch?”; “Competências de Comunicação Pessoal, Comunicação no local de trabalho”; “Como é que a minha atitude me pode levar ao sucesso?”; Motivação e Gestão do Tempo; “O que diz a tua imagem sobre ti? – Personal Brand”; Soft skills: ferramenta essencial para alcançar o sucesso; e CV Criativo: a tua marca.

Depois de adquiridos os conhecimentos e formas de melhorar as apresentações, os 60 participantes chegam, finalmente, ao dia do Pitch (26 de abril), que será apresentado individualmente a cada empresa Silver – Calzedonia, KPMG, Deloitte, Ernst & Young, Ageas e Malagueta Azul – e a cada empresa Participante – Menina Design Group, KLOG Logística S.A. e Jerónimo Martins – durante 7 minutos, em que 3 são para o pitch e 4 são para perguntas e/ou feedback.

Os dez candidatos com o melhor pitch terão ainda acesso a um jantar networking gratuito com alguns dos representantes das empresas participantes.

As empresas, tanto de grande, como de menor dimensão, foram escolhidas mediante os locais onde os alunos gostariam de trabalhar e/ou estagiar.

Este é o primeiro ano de criação do evento que pertence à FFC, uma associação fundada em 2012 que tem como principal missão aproximar o mundo académico do tecido empresarial português. Rita Araújo é estudante do 2º ano de Economia, está também há dois anos na FFC e é responsável pelo evento que está agora a dar os primeiros passos. Para Rita, “o estudante FEP, no geral, não tem tanta dificuldade em saber mostrar aquilo que vale às empresas, pela questão das organizações” que a faculdade tem, mas “há muitas pessoas que não têm a oportunidade, nem tempo para estar nelas e, mesmo para as que estão, a chegada ao mercado de trabalho é sempre mais complicada”. Por isso, o objetivo do Pitching Talent é “ter um frente-a-frente com as empresas”, criar uma “ligação”, para os alunos que estão prestes a pôr o pé fora da faculdade. Para os estudantes de 1º e 2º ano, o evento pretende ser um “quebra-gelo”, para fazer “entender que não é nenhum bicho de sete cabeças” e ajudar a “criar outras formas de se mostrar à empresa”.

As inscrições estão abertas até sexta-feira, 7 de abril, no site do evento apenas para alunos da UP. Os 60 participantes que passarem à segunda fase terão de pagar pela inscrição 10 euros, se forem alunos da FEP e 12 se forem de outras faculdades da UP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version