Educação
ISEP: JOGO INOVADOR FACILITA A TRANSIÇÃO DOS ESTUDANTES PARA O MERCADO DE TRABALHO
O que é o LEAP?
O projeto LEAP surgiu do êxito do jogo eCity, criado por uma associação liderada pelo ISEP. Segundo Carlos Vaz Cruz, docente e investigador do ISEP/GILT, “a ideia deste projeto baseou-se na necessidade de motivar os alunos para seguirem carreiras técnicas e científicas, fazendo-o através de uma metodologia pedagógica ativa e imersiva do aluno”. Para a realização do eCity foram combinadas aprendizagens tanto na área dos problemas como em jogos. Os 1250 alunos intervenientes mostraram elevados níveis de entusiasmo e muito bons resultados ao nível de competências adquiridas e os 100.000 downloads do jogo nas suas diferentes versões (MacOS, Linux e Windows) mostraram o bom trabalho desenvolvido.
“O projeto LEAP reúne essencialmente o mesmo consórcio do projeto eCity, agora liderado pela Universidade de Thessaly, e visa transpor o modelo então desenvolvido para facilitação da transição entre o mundo académico e o profissional”, adiciona o docente do ISEP.
Jogo – da idealização à concretização
A ideia surgiu da perceção dos docentes sobre a realidade profissional que os seus discentes irão encontrar no mercado de trabalho, nomeadamente ao nível da utilização das filosofias ágeis e Lean. Adicionalmente, Carlos Cruz refere que a “a experimentação prática das filosofias e correspondentes metodologias e técnicas não era devidamente assegurada nos cursos atuais, pelo que os alunos não adquiriam os conhecimentos e as competências necessárias”. Este foi o ponto de partida para o nascimento do jogo inovador.
Atualmente, o jogo ainda se encontra em desenvolvimento. A identificação dos requisitos para o jogo e o desenho de cenários e problemas para que os alunos possam treinar as metodologias ágeis e Lean foram as etapas elaboradas até ao momento. O primeiro protótipo vai ser agora testado por alunos.
A informação real do contexto do Ensino Superior vem dos “parceiros industriais e empresariais das Universidades/Politécnicos membro da associação”, elucida Carlos Cruz. Cada uma das instituições participantes possuem um grande número desses parceiros o que permitiu ao LEAP recolher uma enorme quantidade de informação.
O que nos espera no futuro
Numa primeira fase, apenas estão envolvidos no desenvolvimento do jogo alunos de Engenharia Informática. Numa segunda fase, os docentes esperam alargar a intervenção no projeto a todas as licenciaturas das áreas da Engenharia e gestão.
O futuro também trará o primeiro teste do jogo em setembro. Já o segundo teste, mais alargado, terá data marcada para janeiro. Na primeira semana de abril terá lugar um evento internacional no ISEP para promoção do projeto e do jogo.
O jogo, quando terminado, será disponibilizado gratuitamente a todos os alunos que o queiram usar autonomamente. A sua utilização por professores no contexto ou como complemento das aulas presenciais é outras das funções que o projeto desempenhará.
Carlos Vaz, revela ainda que, dependendo do sucesso do projeto, “a criação de uma espécie de clube com atividades regulares para promover as filosofias ágeis e Lean, suportadas pelo jogo LEAP, poderá ser uma opção viável”.