Educação
GOVERNO PRETENDE REDUZIR VAGAS NAS UNIVERSIDADES DO PORTO E LISBOA
No próximo ano letivo, as universidades e politécnicos do Porto e Lisboa vão ter menos 5% de vagas, com exceção dos cursos de Medicina, Informática e Física. A resolução tem como intuito permitir que mais estudantes se inscrevam em instituições de ensino fora das grandes cidades, uma vez que nestas, atualmente, cursam 48% dos jovens que frequentam o ensino superior público.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse em entrevista à Antena 1 que a proposta para reduzir 5% nas vagas de seis instituições públicas de Lisboa e Porto deverá acontecer de forma gradual, nos próximos dois anos.
À agência Lusa, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Fontainhas Fernandes, frisa que esta medida não garante que os alunos optem por estudar nas universidades do interior.
No ano passado, o Governo já favorecera a procura das instituições de ensino superior no interior e nas ilhas, autorizando-as a abrir cursos com menos de 20 vagas, num regime excepcional que se mantém.