Connect with us

Educação

TAXA DE UNIVERSITÁRIOS A PROCURAR APOIO PSICOLÓGICO AUMENTA

Published

on

Segundo o Diário de Notícias, dados dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro demonstram que em 2016 foram dadas 1936 consultas de psicologia aos estudantes da Universidade. Os números não param de aumentar e, de acordo com o serviço, “a procura é maior do que a oferta”, devido à limitação dos recursos disponíveis.

Este apoio revela ser um refúgio para todos os estudantes universitários que se sintam “perdidos” ou “confusos” sobre a sua vida escolar e pessoal.

Em entrevista ao JUP, Bárbara Gaspar, estudante de Psicologia da Universidade do Porto, apresentou a sua opinião em relação à procura dos universitários por este apoio.

Estudantes que frequentaram as consultas de apoio afirmam que um dos “maiores desafios é ser capaz de falar e refletir” sobre os próprios. Além disso, revelam ter encontrado ali “um porto seguro”.

Um universitário que passou pela experiência deixa o seu testemunho: “recomendo a todos os que se encontrem na mesma situação que eu, que não se escondam e procurem ajuda porque pedir ajuda não é sinal de fraqueza mas sim de força. E foi o facto de ter percebido que precisava de ajuda que me fez ultrapassar tudo e saber como reagir às minhas adversidades.”

O apoio psicológico pode ser obtido diretamente na FEUP, no Gabinete de Orientação e Integração (GOI), “que coloca à disposição dos estudantes duas psicólogas especializadas”. Este serviço envolve a consulta psicológico e o desenvolvimento de estratégias para a resolução dos problemas, assim como “o aconselhamento em questões de âmbito pessoal, social ou académico”.

Identicamente, também a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) disponibiliza um apoio de consulta psicológica, segundo a responsabilidade do psicólogo Jorge Negreiros.

O principal objetivo destas consultas passa por promover uma intervenção clínica e específica adequada. As consultas realizam-se diariamente, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 19h00, sendo o preço de referência por consulta de 30 euros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *