Educação
A UNIVERSIDADE DOS MAIS NOVOS
Está a chegar o Verão e com ele as tão desejadas “férias grandes” que muitos jovens anseiam já desde o início do ano letivo. No entanto, esta longa interrupção do período de aulas poderá não ser sinónimo de completo desligamento do espaço de aprendizagem, pelo menos para aqueles que se inscreveram naquele que é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário.
Como afirma Vítor Silva, coordenador do projeto, “a Universidade Júnior é um programa de cursos de Verão que visa sobretudo despertar nos jovens o gosto pelo conhecimento em diversas áreas, o contacto com o ambiente universitário e contribuir para a escolha de um percurso vocacional.” Assim, ao longo de uma ou mais semanas, os jovens podem experienciar diversos campos do conhecimento bem como robustecer a sua vontade de ir mais longe no percurso escolar.
Uma vez que “é frequente os jovens não terem ainda uma ideia clara sobre o curso de ensino superior em que pretendem ingressar (…), a Universidade Júnior poderá contribuir para uma orientação vocacional mais clara para uma ou outra área, ao proporcionar aos jovens um contacto prévio com diferentes áreas do conhecimento”, assevera Vítor Silva. “Particularmente nas escolas de introdução à investigação, a Universidade Júnior oferece-lhes a oportunidade de contactarem por vezes com novas temáticas, pelo que lhes proporciona uma visão alargada relativamente à multiplicidade de áreas de estudo e ao trabalho desenvolvido pelos investigadores”, acrescenta o coordenador.
Apesar da débil situação económica que tem assolado o país nos últimos anos, os jovens continuam a aderir bem aos cursos de verão, pelo que a Universidade Júnior recebe anualmente cerca de cinco mil estudantes, oriundos não só de Portugal mas também do estrangeiro. Segundo Vítor Silva, “o valor pago de 75 euros (com refeições incluídas) torna o programa não muito dispendioso, atendendo àquilo que oferece e comparando com o custo de outras atividades de idêntico cariz. Existe ainda a possibilidade de, por 105 euros, poderem ficar alojados na cidade do Porto, com todas as refeições incluídas” e usufruírem de atividades suplementares que fomentam o convívio e a partilha de experiências.
Assim, este programa da Universidade do Porto além de permitir que jovens estudantes fiquem a conhecer melhor as suas motivações e objetivos para, posteriormente, definirem com mais segurança o seu percurso académico, constitui uma oportunidade única para conhecerem diferentes pessoas em ambiente de férias.