Connect with us

Educação

HABEMUS REITOR

Published

on

Equipa Reitoral

Numa cerimónia com mais de 450 participantes, onde se destacaram as presenças do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, dos reitores e presidentes de universidades e politécnicos do país e de personalidades da cidade do Porto e da região Norte, o engenheiro Feyo de Azevedo e a sua Equipa Reitoral assumiram funções.

Após ter sido empossado pelo Presidente do Conselho Geral, o juiz conselheiro Alfredo José de Sousa, o décimo nono reitor da UP deu posse aos membros da sua equipa, que o acompanharão na concretização dos objetivos estratégicos da UP para os próximos quatro anos.

Sebastião Feyo de Azevedo é responsável pela coordenação geral, representação institucional e estudos estratégicos da Universidade. Os vice-reitores são Maria de Fátima Marinho, da FLUP, encarregue pelas relações externas e cultura; Maria João Ramos, da FCUP, responsável pela investigação e desenvolvimento; Pedro Teixeira, da FEP, pelo pelouro da formação e organização académica; Rui Ramos, da FAUP, pelo património edificado, desenvolvimento sustentável e bem-estar e José Manuel Martins Ferreira, da FEUP, para a gestão de informação, tecnologias educativas, qualidade e melhoria contínua.

Os pró-reitores são Carlos Brito, da FEP, responsável pelo gabinete do Reitor, incluindo relações com empresas,  inovação e empreendedorismo; Fernando Remião, da FFUP, para a inovação pedagógica e desporto; Manuel Fontes de Carvalho, da FMDUP, para as relações estudantis, dimensão social do apoio aos estudantes e empregabilidade e Patrícia Teixeira Lopes, pró-reitora para o planeamento estratégico e participações empresariais.

No seu primeiro discurso como Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo referiu a “ambição de fortalecer a reputação, de manter a UPorto como referência nacional do ensino superior e da investigação científica” e a importância de projetar internacionalmente a instituição.

Num discurso que se dirigiu também a muitos representantes da sociedade civil presentes na sessão, como o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, presidentes de outras autarquias, responsáveis das principais instituições e empresas do Norte, Sebastião Feyo de Azevedo manifestou ainda a sua vontade de colocar a UP como um parceiro ativo das instituições regionais e nacionais no desenvolvimento de novas soluções para o progresso regional e nacional.

O reitor apelou ainda ao ministro da Educação e da Ciência para que “seja possível, ao Governo e ao poder legislativo, encontrar quadros legais de governação e gestão do quotidiano, mais consonantes com a complexidade e dimensão da atividade”.

Com um discurso que marca o início de mais uma etapa da sua carreira, com mais de 41 anos na UP, Feyo de Azevedo terminou-o, referindo-se ao passado histórico da Universidade e lançando o repto: “A UPorto conseguiu no passado, está a conseguir no presente e vai conseguir no futuro. Portugal conseguirá”.

Save