Educação

FAUP: A ARTE DA ARQUITETURA LECIONADA POR TRÊS PRITZKERS

Published

on

A FAUP traz três prémios Pritzker para o corpo docente do curso em Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura (EAPA), que vai decorrer de outubro a dezembro de 2014 e entre janeiro e março de 2015.

Siza Vieira, Souto Moura e Rafael Moneo serão professores de um curso que tem como objetivo “explorar os desafios contemporâneos colocados pela emergência de novas tecnologias e configurações instrumentais e pelas profundas transformações nos processos de encomenda e agentes implicados. Procurar-se-á também pensar novas estratégias para a intervenção nos tecidos urbanos e seus patrimónios edificados e construir novos olhares sobre o exercício conceptual do projeto e da Arquitetura”, disse a UP em comunicado.

A UP acredita que a experiência dos três novos docentes constitui uma mais-valia na resposta de qualidade às exigências do mercado de trabalho e à formação de técnicos na assimilação de conhecimentos disciplinares diversos.

Para além dos galardoados com aquele que é considerado o Nobel da Arquitetura, o curso conta com outros grandes nomes da arquitetura nacional e internacional como Georgio Grassis, um dos principais vultos de La Tendenza italiana, Alexandre Alves Costa, vencedor do Prémio AICA / MC 2008 e Professor Emérito da UP, Luca Orteli, Diretor do IA, Institut d’architecture et de la ville da Escola Politécnica de Lausanne, Adalberto Dias, Arquiteto e Docente da FAUP e professor convidado em Lausanne, Veneza, Milão, Nápoles, Francesco dal Co, Editor da Revista Casabella, Luis Fernández-Galiano, Editor da Revista Arquitectura Viva e Nicola di Battista, Editor da Revista Domus.

A coordenação do curso está a cargo de Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e Carlos Guimarães. O EAPA estrutura-se a partir de duas unidades curriculares: Projeto de Arquitetura, lecionada por Eduardo Souto Moura, e Construção e Estruturas, por José Gigante e Carlos Prata. Estas disciplinas articulam-se com outras de formação teórica e histórica, como História da Arquitetura e Teoria da Arquitetura Contemporânea, Urbanística. O plano de estudos contempla ainda a formação nas áreas de Desenho, Fotografia de Arquitetura e Cinema e Arquitetura, que permitem a abordagem de aspetos essenciais na criação do conceito e da representação sob perspetivas alargadas e transversais.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version