Educação
Mega Dádiva de Sangue regressa à Universidade do Porto
Esta edição, promovida pela Federação Académica do Porto (FAP) e pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP deve-se, nomeadamente, à carência dos tipos de sangue O+ e A+ das reservas nacionais.
A recolha teve início a 5 de novembro na Escola Superior de Enfermagem do Porto e vai prolonga-se por mais 3 datas. A 12 de novembro a iniciativa terá lugar em dois espaços, um na Faculdade de Ciências (FCUP), das 9h00 às 18h00 e outro na Faculdade de Engenharia (FEUP) das 14h00 às 19h00. A 17 de novembro será a vez da Faculdade de Letras (FLUP) a acolher esta iniciativa, entre as 14h00 e as 19h00. O programa termina dia 18 de novembro no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e na Faculdade de Economia (FEP) com a recolha a ser feita das 14h00 até às 19h00.
Com esta iniciativa, a FAP pretende “sensibilizar os estudantes para a importância da dádiva de sangue e para a inscrição no registo de dadores” e garante que todos os cuidados higiossanitários serão respeitados no momento da recolha.
Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, ter um peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudável. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP pede que os casos com sintomas do novo coronavírus (febre, tosse, falta de ar) ou que tenham estado em contacto com alguém infetado adiem este “gesto solidário ímpar.”