Connect with us

Educação

Aulas à distância e época especial de exames são as novas recomendações da UP

Published

on

Na passada quinta-feira, dia 21 de janeiro, o Governo decretou a suspensão das atividades letivas e não letivas em regime presencial e, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior emitiu uma série de recomendações, que foram adaptadas pela Universidade do Porto (UP).

De acordo com o comunicado divulgado, a UP atribuiu autonomia a cada faculdade, de forma a que estas possam proceder, caso seja necessário, à “recalendarização dos exames” para uma outra data, em regime presencial ou online. No mesmo documento, foi aconselhada a “antecipação do calendário académico do segundo semestre”, assim que as faculdades reúnam as condições necessárias.

A Universidade do Porto ainda recomendou que as atividades letivas do segundo semestre tivessem início “exclusivamente em modo de ensino à distância”, tendo como exceções o caso dos estágios, do ensino clínico e de atividades de investigação, que podem continuar presencialmente.

Outra preocupação da universidade foi salvaguardar o normal funcionamento de bibliotecas, residências e cantinas universitárias, uma vez que constituem um “apoio indispensável aos estudantes e trabalhadores da Universidade do Porto”. Da mesma forma, os serviços de atendimento ao público permanecem em regime presencial, operando por marcação prévia.

Apesar de estar em vigor, em Portugal, o dever de recolhimento obrigatório, incluindo a proibição de circulação entre concelhos durante o fim-de-semana, os estudantes e trabalhadores universitários não estão sujeitos a esta restrição, quando se deslocam entre a respetiva residência e o estabelecimento de ensino. No entanto, a UP apela ao cumprimento desta regra, sempre que possível, relembrando que “a segurança de todos é responsabilidade de cada um”.

Época de exames

Depois da reunião extraordinária do Conselho de Diretores da Universidade do Porto, no dia 22 de janeiro, foram publicadas novas orientações sobre a atual época de exames. Deste modo, foi decidido por unanimidade que deve ser dada a possibilidade aos estudantes de realizarem os exames à distância, algo que tinha sido requerido pela Federação Académica do Porto. Nas situações em que tal não é possível ou justo, os exames devem ser feitos em contexto de sala de aula nas datas previstas, garantindo o cumprimento das regras sanitárias.

Por último, ainda foi dada a possibilidade de as faculdades criarem uma época especial, no final do ano letivo, dirigida às avaliações dos estudantes que não possam comparecer na época de recurso do primeiro semestre. Estes casos têm de ser justificados pela pandemia da COVID-19, como por exemplo, a apresentação de sintomas de infeção respiratória, ainda que ligeiros.

Artigo escrito por: João Múrias