Ciência e Saúde
SCORA X-Change: Projeto quer aumentar a consciencialização sobre saúde sexual
Entre 26 de julho e 13 de agosto, a SCORA X-Change proporciona aos participantes uma série de workshops, debates e apresentações sobre assuntos como infeções sexualmente transmissíveis, saúde materno-infantil, orientação sexual, identidade de género e violência nas relações. Também são abordadas temáticas como a adequação de educação sexual a diferentes faixas etárias, a desconstrução de mitos sobre relações poliamorosas e a identificação de sinais de abuso e perfis de agressores. Os temas foram divididos em diferentes sessões, dadas por especialistas, que se realizam ao longo de três semanas.
Na primeira semana, a iniciativa começa com três dias de sessões sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, a mutilação genital feminina, com uma componente prática, e por fim, um debate com os participantes internacionais para trocarem experiências de cada país. Nos restantes dois dias, discute-se a educação sexual no currículo médico, as relações sexuais como comportamentos aditivos e a educação sexual, adaptada a cada faixa etária.
Os temas da segunda semana de intercâmbio são sobre sexualidade e identidade de género, saúde materno-infantil e acesso a práticas de aborto seguro.
De modo a concluir a atividade formativa, a última semana é reservada para assuntos relacionados com a violência de género e os tipos de violência existentes, trafico humano, abuso de crianças, aborto e contraceção, tendo em consideração as diferentes perspetivas.
Este ano, o SCORA conta com três sessões online abertas, de forma a educar o público sobre temas que ainda são considerados tabu. As palestras ocorrem entre julho e agosto e são dadas em inglês, a língua oficial do projeto. O acesso às sessões é gratuito e qualquer pessoa pode inscrever-se aqui.
A primeira sessão, no dia 30 de julho, aborda a educação sexual em Portugal. A segunda, a 6 de agosto, centra-se nas relações poliamorosas não monogâmicas. A terceira e última sessão é sobre o abuso infantil e ocorre a 9 de agosto. As três sessões abertas ao público são sempre às 14h.
O SCORA X-Change Portugal é um projeto internacional formativo, coordenado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) no Porto e em Lisboa, para estudantes de medicina. A iniciativa procura promover a troca de experiências de participantes de todos os cantos do mundo.
Artigo escrito por: Inês Travassos