Connect with us

Educação

FAP no último adeus a Cesário Silva

Published

on

Cesário Silva marcou presença, pela última vez, em representação da AAC, no Campeonato Nacional Universitário de Ténis em Lisboa, nos dias 2, 3 e 4 de março. É o primeiro, da esquerda para a direita. Foto: Facebook AAC

O presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Cesário Silva, morreu no passado dia 12 de março, consequência de um acidente de viação em Oliveira de Azeméis. A Câmara Municipal de Coimbra lamentou “profundamente a morte prematura” do jovem dirigente associativo, partilhando a dor da cidade e da própria comunidade estudantil.

As cerimónias fúnebres do Presidente da AAC, no dia 16 de março, deram início no Paço das Escolas. Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, pediu aos milhares de estudantes presentes na cerimónia para honrarem a sua memória.

A Federação Académica do Porto (FAP) manifestou, também, publicamente, as condolências pelo “precoce falecimento” do Presidente da Associação Académica de Coimbra. Cesário Silva foi recordado com eterna saudade como amigo das lutas estudantis e pelo seu exemplo de participação, espírito de entrega, serviço ao próximo e envolvimento com a comunidade académica à qual pertencia.

 

Cesário Silva tinha 24 anos e era estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi o 111.º presidente da Associação Académica de Coimbra, eleito em novembro de 2021. É relembrado, pela Câmara Municipal de Coimbra, como um jovem que “esteve desde cedo ligado ao associativismo, tendo sido presidente do Núcleo de Estudantes de Informática e ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra”.

 

Artigo escrito por: Inês Travassos

Editado por: Tiago Oliveira