Educação

ENEMath23 Solidário: Matemática por todos e para todos

Published

on

Encontro Nacional de Estudantes de Matemática (ENEMath23) decorreu entre os dias 1 e 4 de abril, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O evento foi coordenado por uma comissão organizadora formada por estudantes de matemática de várias faculdades do país, entre os quais se inclui o iNIGMA, o Núcleo de Estudantes de Matemática da Universidade do Porto.

Além de desafiar os participantes a discutir o papel da Matemática no presente e no futuro das suas vidas, o Encontro contou, pela primeira vez, com uma vertente solidária em resposta ao problema social do aumento do custo de vida. Segundo a organização, foi comparticipado o valor do alojamento pago pelos participantes e, além disso, todos lucros foram doados à Acreditar, a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. 

O JUP visitou o Departamento de Matemática da FCUP no terceiro dia do Encontro, a convite da organização. A data foi marcada por diferentes eventos, entre os quais se destacaram uma feira de cursos e uma feira de empresas.

Na feira de cursos, estiveram representados alguns dos principais centros de conhecimento do país – a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Economia e Gestão – que deram a conhecer a sua oferta formativa aos muitos estudantes que se aproximavam.

“O ENEMath está a ser um bom evento para conhecermos os aspetos mais avançados da investigação em matemática, e também para começarmos a procurar informação sobre a continuação dos estudos a nível de mestrado e doutoramento.”

“O ENEMath está a ser um bom evento para conhecermos os aspetos mais avançados da investigação em matemática, e também para começarmos a procurar informação sobre a continuação dos estudos a nível de mestrado e doutoramento”, garantiu uma estudante do primeiro ano da licenciatura em Matemática Aplicada na FCUP.

Por outro lado, a feira de empresas contou com a presença de várias consultoras, bancos e indústrias que procuravam por novos talentos das áreas da matemática pura e da matemática aplicada.

O restante programa do dia foi dedicado a palestras dadas por especialistas na área da matemática, como o Professor Afonso Bandeira, da ETC Zurich, que explicou as aplicações da teoria de grafos na ciência de dados e na inteligência artificial, e a Professora Ana Rita Pires, da Universidade de Edimburgo, que abordou o tema do empacotamento simplético de esferas. 

 

Um encontro de estudantes solidário

Com o objetivo de fazer um balanço desta edição do ENEMath, o JUP conversou com a responsável pela organização, Mariana Libório, estudante do primeiro ano do Mestrado em Matemática na FCUP.

Apesar de terem contado com apenas cerca de 60 participantes, “um número bastante reduzido em relação ao que estaríamos à espera”, Mariana considera que as expectativas foram cumpridas e conseguiram proporcionar um “evento mais familiar, em que todos se podem conhecer uns aos outros.”

Quando questionada sobre o que poderia explicar esta diferença, Mariana afirmou que “a inflação e o aumento dos preços podem explicar em parte esta situação, apesar dos custos da organização se terem mantido mais ou menos estáveis”. No entanto, “ao contrário de anos anteriores, em que os estudantes podiam dormir em camaratas ou em pavilhões municipais, e apesar dos nossos esforços de diálogo, a câmara do Porto não nos ofereceu qualquer apoio”.

Foto: Ana Leonor Quinta | Mariana Libório

De modo a tentar contrariar estas dificuldades, a organização determinou que “para todos os participantes que tivessem de custear o seu próprio alojamento, nós devolvemos uma parte do valor da inscrição”. Excecionalmente, a par desta medida “também abrimos a possibilidade de as pessoas se poderem inscrever em apenas uma parte das atividades, a um custo mais reduzido”.

Além disso, todos os lucros conseguidos através do evento foram doados à associação Acreditar, para o apoio de crianças e jovens com cancro. Segundo Mariana, “todos os anos, este tipo de eventos gera sempre algum lucro. Nós, comissão organizadora, queríamos fazer algo diferente e pensámos que fazia bastante sentido doá-lo”. Mas não se ficaram por aqui, pois “foram surgindo ideias de angariar mais dinheiro, por exemplo através de um evento de fundraising e também através da venda de rifas pelo país”.

Questionada sobre o motivo que leva o ENEMath23 a apoiar esta associação, a organizadora afirma que “a Acreditar toca-nos bastante enquanto estudantes, pois estamos a falar de crianças e jovens que se veem impossibilitados de ir à escola. Esta associação, além de oferecer ajuda monetária e psicológica a famílias carenciadas, pode também contar com professores voluntários, em particular de matemática, que dão explicações a estes alunos que estão doentes.”

“A Acreditar toca-nos bastante enquanto estudantes, pois estamos a falar de crianças e jovens que se veem impossibilitados de ir à escola.”

Para terminar, Mariana deixa uma mensagem sobre a importância deste evento para os seus participantes: “[a matemática] é um pouco subvalorizada em relação às restantes áreas do conhecimento. É uma ciência que não é óbvia, engloba muita coisa, e não tem nada a ver com o que nos é ensinado nos tempos de escola. Para entender a matemática é preciso vivê-la, e só abrindo um bocadinho a mente é que conseguimos pensar de forma inovadora. E temos matemática em qualquer lado, em qualquer instituição de ensino, em qualquer empresa de sucesso, quer seja na matemática pura, na estatística, ou na análise de dados.”

E conclui afirmando que “o que define um evento como o ENEMath é o convívio e partilha de experiências. Todos nós somos de faculdades diferentes, e com muitas ideias diferentes sobre o que é a matemática.”

Ainda não são conhecidas informações sobre a edição de 2024. A organização garante que o local e as datas serão decididos e divulgados nos próximos meses.

 

Artigo escrito por: Rui Costa Miranda

Editado por: Inês Miranda

Conteúdo Multimédia por: Ana Leonor Quinta

Atualizado a 18/04/2023

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version