Educação
A Feira de Emprego regressou à Faculdade de Ciências
A FCUP Job (a)Fair, Feira de Emprego da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, realizou-se no dia 4 de maio, no edifício do Departamento de Biologia.
O evento foi promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e pela Associação de Estudantes da faculdade, com o apoio da Talent Portugal.
O dia foi marcado, durante a manhã, por várias sessões de pitch, que consistiram em breves apresentações de diversas empresas com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes.
“É a primeira vez que participo numa coisa destas, estou muito nervosa [risos]. Espero causar uma boa impressão.”
No programa também constou uma mesa redonda com a discussão sobre os desafios emergentes de “Um Futuro em Ciência, Tecnologia e Inovação”. Mais tarde, destaque para uma atividade de Job Speed Dating, um conceito de entrevistas de emprego relâmpago e em sequência, onde os alunos têm oportunidade de contactar num curto espaço de tempo com representantes de várias empresas.
“É a primeira vez que participo numa coisa destas, estou muito nervosa [risos]. Espero causar uma boa impressão”, afirmou uma estudante finalista do mestrado em Estatística Computacional e Análise de Dados, sobre a sua participação no Job Speed Dating.
Por fim, o dia terminou de forma agradável com uma Sunset Party, um momento de convívio entre todos os participantes e organizadores.
A FCUP Job (a)Fair contou com a presença de 40 empresas das mais diversas áreas do conhecimento da Faculdade. No entanto, destacou-se claramente a procura por estudantes com formação na área das Tecnologias da Informação, refletindo as necessidades do mercado de trabalho do futuro.
A tecnologia foi também um dos destaques deste evento, pois os estudantes foram convidados a registar-se numa plataforma digital que lhes permitiu, de forma simples e imediata, apresentar o seu currículo e estabelecer contacto com as empresas que lhes interessassem.
Uma feira de oportunidades aberta a todos
O JUP teve a oportunidade de entrevistar Carla Carmelo Rosa, professora auxiliar no Departamento de Física e Astronomia e organizadora da FCUP Job (a)Fair, que indica que “a Feira é especialmente dirigida a estudantes e alumni da FCUP, mas também de outras instituições de Ensino Superior com interesse nas ofertas que as empresas presentes trarão.”
Apesar da já elevada dimensão da Faculdade, com “cerca de 4.500 estudantes em cursos de 1º a 3º ciclo dos seus seis departamentos”, e da maioria das entidades participantes terem demonstrado “interesse em várias áreas científicas da FCUP, cobrindo todo o espectro de formação”, o evento é acessível a “todos os que possam ter interesse na FCUP Job (a)Fair”.
“As Ciências encontram facilmente pontes com outras áreas de conhecimento, e acreditamos que a diversidade de empresas presentes seja naturalmente polo de atração.”
A Professora recorda que “apostamos forte na divulgação e temos cursos partilhados com outras unidades orgânicas, pelo que é esperado que estudantes de outras faculdades tenham curiosidade e queiram estar presentes. As Ciências encontram facilmente pontes com outras áreas de conhecimento, e acreditamos que a diversidade de empresas presentes seja naturalmente polo de atração”.
Quando questionada sobre o que distingue a FCUP Job (a)Fair das restantes feiras de emprego, Carla Carmelo Rosa afirma que “a FCUP Job (a)Fair’23 está direcionada para perfis de formação nas áreas genéricas de Matemática, Química e Bioquímica, Física e Engenharia Física, Geociências, Biologia, e Ciência de Computadores. Como tal, abarca uma rica diversidade de perfis de formação multidisciplinares que podem constituir tanto um desafio como uma mais valia para as entidades empregadoras“.
“É sem dúvida uma oportunidade de treinar o contacto com empregadores, de quebrar o gelo e fortalecer as competências em comunicação e networking.”
Para terminar, a docente deixa uma mensagem final sobre a importância deste evento para os seus participantes: “temos a expectativa de proporcionar um contacto direto dos nossos estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento com entidades empregadoras, permitindo-lhes avaliar oportunidades de carreira e de conhecer as necessidades do mercado. Esta expectativa estende-se naturalmente a investigadores e alumni FCUP que ponderam novos desafios profissionais, ou que pretendam reforçar a sua rede de contactos. É sem dúvida uma oportunidade de treinar o contacto com empregadores, de quebrar o gelo e fortalecer as competências em comunicação e networking“.
Artigo escrito por: Rui Costa Miranda
Editado por: Inês Miranda