Connect with us

Ciência e Saúde

Professoras e investigadoras da UP homenageadas como “Mulheres na Ciência”

Published

on

mulheres na ciência ilustração por Guigas Costa

No dia 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher e foi o mote perfeito para homenagear 101 mulheres que fazem da ciência a sua vida. Foi lançada uma nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, um projeto assinado pela Ciência Viva, que reúne os retratos de mulheres que trabalham no desenvolvimento da ciência em Portugal e no mundo.

Abraçando áreas muito diversas como a química; matemática; biologia; ciências do espaço; ciências sociais; história; filosofia e geografia, estas mulheres cientistas, de diferentes gerações, fazem parte de grandes grupos de investigação e desenvolvem projetos de extrema importância para toda a sociedade.

O objetivo deste projeto é ser uma inspiração para os mais jovens, especialmente para as raparigas que sonham um dia ser “Mulheres na Ciência”, e homenagear todas as mulheres que contribuem para a investigação e igualdade de oportunidades.

Mulheres na ciência e da Academia do Porto

A Universidade do Porto (UP) está bem representada, uma vez que das 101 mulheres distinguidas, 29 têm ou tiveram ligação à UP, como investigadoras e/ou professoras. 

A Faculdade de Ciências (FCUP) conta com quatro distinções: Elisa Delgado Mena (astrónoma), Susana Barros (astrofísica), Susana Soares (bioquímica) e Fernanda Borges (farmacêutica). 

Também a Faculdade de Farmácia (FFUP) conta com quatro homenagens, sendo que todas são docentes nesta faculdade: Eduarda Fernandes, Eliana B. Souto, Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira e Patrícia Valentão. 

Por outro lado, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), são de destacar três distinções: Ana Sofia Carvalho (bioeticista), Lúcia Guilhermino (ecotoxicóloga) e Mariana Monteiro (médica). 

Da Faculdade de Engenharia (FEUP) foram distinguidas duas mulheres: Rita Lado (química) e Teresa M. Mata (engenheira química). 

Também a Faculdade de Direito (FDUP) está representada com Rita Faria (criminologia). 

Finalmente, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), foram distinguidas quatro mulheres: Luísa Pereira (geneticista), Maria João Saraiva (bioquímica), Mónica Sousa (neurocientista) e Sandra Tavares (oncobiologista).

Para nove destas 18 mulheres atualmente ainda inseridas na UP, a investigação está de mãos dadas com o ensino. As restantes 11 mulheres associadas à Universidade do Porto são antigas estudantes ou investigadoras. A lista completa de mulheres homenageadas pode ser consultada aqui.

O JUP teve a oportunidade de entrevistar as professoras Ana Sofia Carvalho e Eduarda Fernandes, que em breves entrevistas falaram do seu percurso e do que é ser mulher na academia e na ciência. Estas entrevistas podem ser acedidas aqui e aqui, respetivamente.

As edições do livro ao longo dos anos

O livro “Mulheres na Ciência” agora apresentado é a 4ª e mais recente edição desta homenagem, mas a publicação destes volumes iniciou-se em 2016.

À celebração dos 20 anos de atividade da Ciência Viva, que se deu a 8 de março de 2016, Dia Internacional da Mulher, juntou-se o lançamento da 1ª edição do livro “Mulheres na Ciência”. Esta edição contou com retratos e testemunhos de 117 investigadoras portuguesas.

Contudo, 117 rostos não seriam suficientes para homenagear todas as mulheres cientistas portuguesas. Por conseguinte, três anos depois, uma nova edição foi lançada. No Dia Internacional da Mulher, a 8 de março de 2019, a 2ª edição chega às prateleiras. Sem grandes esperas, a 8 de março de 2021, a Ciência Viva lançou a 3º edição do livro

As edições publicadas até à data têm o apoio da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET), e estão disponíveis para compra na Loja do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. No mesmo local, está também em exposição permanente a versão digital da obra.

 

Artigo escrito por: Carina Vieira e Joana Monteiro

Editado por: Inês Miranda e Maria Teresa Martins

Conteúdo Multimédia por: Ana Costa

Atualizado a 29/05/2023