Connect with us

Educação

Sementes de mudança com a VERDE: o contributo de Victória Valle

Published

on

Victória Valle, estudante da licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências (FCUP), foi uma das vencedoras da 10ª edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, atribuído no passado mês de março. Premeia-se o seu incansável contributo na área da Defesa do Ambiente, como membro da associação VERDE, pela qual totaliza já mais de 350 horas de voluntariado.

À conversa com Victória, descobrimos que algo tão simples como a sua participação na Semana Verde, em abril de 2022, revolucionou verdadeiramente a sua vida, impulsionando-a para o mundo do voluntariado. A partir do momento em que conheceu a VERDE, Associação sem fins lucrativos para a Conservação Integrada da Natureza, as ações de conservação da natureza e de restauro ecológico têm-se tornado parte da sua rotina. “Foi uma imersão total”, comenta.

“Criámos a VERDE em 2021. Através deste nome pretendemos deixar claro que nos queremos fundir e não sobrepor à paisagem existente” – são as palavras do Manifesto, que clarifica ainda o compromisso e a estratégia de ação, centrados na criação de soluções, desta associação sediada em Lousada e que se pretende expandir ao resto do país.

Victória destaca algumas das ações em que tem participado, que incluem, mas não se limitam, a plantações semanais, à preparação de mudas e do terreno para essas plantações e à construção de charcos. Paralelamente ao trabalho de campo, tem-se envolvido ainda em formações e passeios interpretativos, para crianças ou idosos, por exemplo, no âmbito do projeto BioEscola, do Município de Lousada, que visa levar a biologia às crianças.

Para a estudante, estas duas modalidades de trabalho complementam-se, enquadrando-se ambas no seu modo de estar. “Um equilíbrio seria perfeito, porque você aplica o seu conhecimento técnico e científico no campo, mas poder passar uma visão geral para as crianças é muito gratificante também.

Além da satisfação pessoal, esta transmissão de conhecimento pode ajudar a criar um maior interesse e esforço generalizado por poupar e regenerar o planeta. “Quando o impacto não está sendo direto nas pessoas, é muito difícil elas terem essa responsabilidade. A parte mais importante é levar essa informação.”

Foto: Ana Costa

Se Victória dá grande parte da sua motivação e tempo à VERDE, o retorno é pelo menos na mesma proporção. Por um lado, considera a gratificação que retira do seu trabalho como algo muito palpável ao nível da conservação ambiental. “Às vezes visito um local ao qual fui há vários meses e vejo como aquilo está mudando”, comenta.

Por outro lado, o contacto com pessoas formadas em áreas semelhantes à sua tem contribuído bastante para enriquecer a experiência. “Em todas as atividades que eu fazia lá durante a Semana, eu era acompanhada por um especialista, alguém que ia mediar. (…) Em todas as atividades era alguém que estava preparado para me dar qualquer informação que eu precisasse.”

A isto, adiciona a oportunidade de estabelecer conexões com impacto futuro: “São pessoas que são apaixonadas pela mesma coisa que eu. Mesmo que profissionalmente a gente não fique relacionado, eu quero ver o que eles estão fazendo, eu quero acompanhar, se possível fazer parte [daquilo que fazem], e celebrar esse projeto.”

“Acredito muito na ideia da VERDE, então eu quero estar por perto, eu quero estar vendo. E eu vi como se tem expandido.”

No que diz respeito ao futuro, Victória não rejeita a possibilidade de realizar a tese de mestrado nesta associação, seguindo o exemplo de vários colegas. Este passo traduz um voto de confiança na VERDE, sobre o qual não podia estar mais segura. “Acredito muito na ideia da VERDE, então eu quero estar por perto, eu quero estar vendo. E eu vi como se tem expandido.”

Quando questionada sobre a importância do Prémio Cidadania Ativa, Victória destaca a noção de reconhecimento das suas escolhas como corretas, ajudando a solidificá-las. “A sensação foi de que eu estou no caminho certo. Esse reconhecimento foi «Você fez a coisa certa, você fez o que você amava, com seu coração».”

A entrevista completa de Victória por ser assistida no canal de Youtube do JUP.

Para contribuir para a VERDE poderá inscrever-se no Banco de Voluntários, ou registar-se como Guardião das Gigantes ou Sócio. Visite o site oficial ou as redes sociais da associação (Instagram e Facebook) para mais informações sobre como apoiar este projeto.

 

Artigo escrito por: Ana Pinto

Editado por: Inês Miranda

Conteúdo Multimédia por: Ana Costa (vídeo e fotografia)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *