Educação
Universidade do Porto é a melhor universidade portuguesa: destaque nos rankings de avaliação
A divulgação dos resultados de três dos rankings de avaliação de Instituições de Ensino Superior, coloca a Universidade do Porto no topo das instituições portuguesas. Esta é mais uma prova da sua excelência, tanto a nível institucional como a nível de áreas de estudo.
Muito se ouve falar sobre a posição das universidades nos rankings a nível mundial. A avaliação das instituições de Ensino Superior é feita anualmente a nível internacional e já são conhecidos os resultados de três rankings: Times Higher Education (THE) World University Rankings, Academic Ranking of World Universities e QS World University Rankings.
THE World University Ranking
A Universidade do Porto (UP) é considerada a melhor universidade portuguesa pelo Times Higher Education (THE) World University Rankings. Nesta última edição, e cinco anos depois, o ranking britânico destaca a UP no grupo das 401 a 500 melhores universidades do mundo, ao lado das Universidades de Coimbra e Lisboa.
O THE World University Rankings é um dos mais prestigiados do mundo, e a sua avaliação é feita tendo em conta os seguintes pontos principais:
- Ensino (ambiente de aprendizagem)
- Investigação (volume, resultados e reputação)
- Qualidade da investigação (impacto das citações, robustez científica, excelência e influência da investigação)
- Internacionalização (staff, estudantes e investigação)
- Contacto com a indústria (patentes)
A metodologia de avaliação pode ser consultada em mais detalhe aqui.
Na edição anterior do ranking, a UP já se encontrava no top 500. Destaca-se ainda mais no eixo da produtividade científica, encontrando-se na 336ª posição. Quanto à qualidade da investigação, avaliada pela excelência e o seu impacto na comunidade científica, a UP aparece na 533ª posição, subindo 7 lugares em comparação com o ano anterior.
Ao lado da UP, mais 14 universidades portuguesas foram destacadas pelo THE. No entanto, as Universidades do Porto, Coimbra e Lisboa destacam-se nesta avaliação. A nível europeu, a UP é considerada uma das melhores 185-232 instituições de Ensino Superior.
O THE World University Rankings apresenta este ano mais 1.904 universidades, e avalia a Universidade de Oxford como a melhor do mundo, seguida pela Universidade de Stanford, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard.
Academic Ranking of World Universities
Ao mesmo tempo, a Universidade do Porto destaca-se num dos mais prestigiados rankings a nível internacional – o Academic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como “ranking de Xangai”. Na avaliação de 2023, a UP encontra-se entre as 300 melhores universidades do mundo.
Este ranking, realizado pela Shanghai Ranking Consultancy, avaliou 2.500 instituições de Ensino Superior nos seguintes eixos:
- Qualidade da educação
- Qualidade da faculdade/docentes
- Qualidade da produção científica
- Desempenho.
Mais informações sobre a metodologia de avaliação pode ser consultada aqui.
No que toca à UP, o principal destaque vai para a pontuação obtida relativamente ao número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index 2022 da Web of Science, indicador em que fica perto das 150 melhores universidades do mundo.
É ainda destacado o número de artigos publicados nas revistas Nature e Science entre 2017 e 2021, o número de investigadores altamente citados e o desempenho global da instituição por docente. A informação sobre a avaliação da UP está presente aqui.
Neste ranking, surgem seis universidades portuguesas, sendo a UP e a Universidade de Lisboa aquelas melhor posicionadas, seguidas pelas Universidades de Aveiro, Coimbra, Minho e Nova de Lisboa.
Este ranking é, por sua vez, liderado pela Universidade de Harvard, Stanford e MIT, nos Estados Unidos da América, e pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
QS World University Ranking
A Universidade do Porto destaca-se ainda no QS World University Ranking (QSWUR), que é considerado como um dos mais completos a nível internacional. Relativamente ao ano anterior, a UP recuperou 21 posições, surgindo agora na 253ª posição a nível mundial.
Para as 2.963 instituições contempladas, as avaliações deste ranking são feitas de acordo com 9 indicadores:
- Reputação académica
- Citações por docentes
- Reputação entre os empregadores
- Empregabilidades
- Rácio entre corpo docente e estudantes
- Estudantes internacionais
- Docentes Internacionais
- Investigação realizada em colaboração internacional
- Sustentabilidade
A UP destaca-se em dois indicadores: a reputação académica e o número médio de citações por docente/investigador. A investigação realizada em colaboração internacional e a sustentabilidade são dois novos indicadores, nos quais a UP se encontra na 60ª e 167ª posições, respetivamente. O relatório de avaliação da UP pode ser consultado aqui.
Em quatro anos, a U.Porto subiu mais de 100 posições, estando no grupo das 17% melhores universidades do mundo. Já a U.Lisboa encontra-se na 266ª posição e a U.Aveiro na 344ª.
Em linha com os outros rankings, o 1º lugar vai para o MIT. Estão também no topo a Universidade de Cambridge, Oxford, Harvard e Stanford. A nível europeu, a Swiss ETH Zurich é a melhor posicionada, surgindo em 7º lugar. Na América Latina é a Universidade de São Paulo que toma a liderança, no 85ª lugar, e no continente asiático, é a Universidade Nacional de Singapura que se destaca, surgindo na 8ª posição do ranking.
QS World University Ranking by Subject
No QS World University Rankings by Subject as instituições são avaliadas tendo em conta 51 áreas de estudo. No ano de 2022, a UP destacou-se em 27 destas áreas, encontrando-se no “Top 100” nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil e Gestão da Informação.
No top das áreas onde a UP se distingue é possível enumerar as seguintes posições:
- 101-150: Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Farmácia.
- 151-200: Ciências do Ambiente.
- 201-250: Arte e Design e Ciências Biológicas.
- 251-300: Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Finanças, Línguas Modernas, Medicina, Psicologia, Química e Sociologia.
A nível nacional, a UP é a melhor instituição portuguesa em 14 das áreas de estudo, demarcando-se principalmente na área das Ciências da Vida e Medicina e da Engenharia e Tecnologia. A avaliação é feita tendo em conta os resultados de inquéritos realizados a empregadores e académicos, e a informação retirada de bases de dados científicos da Scopus/Elsevier. Mais informação sobre a metodologia de avaliação pode ser consultada aqui.
A nível mundial, a Universidade de Harvard destaca-se na área das Ciências da Vida e Medicina, Ciências Sociais e Gestão. O MIT lidera em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia. A Universidade de Oxford é a primeira na área das Artes e Humanidades.
É indiscutível a reputação da Universidade do Porto a nível mundial, e a sua posição nos principais rankings de avaliação das instituições de Ensino Superior confirma a sua excelência.
Artigo por: Carina Vieira
Editado por: Ana Pinto e Inês Miranda