Sociedade
BIOPOLIS-CIBIO recebe distinção europeia em investigação científica

A BIOPOLIS é a primeira instituição portuguesa a receber o selo Human Resources Strategy for Researchers (HRS4R) em 2025. Dedicada à investigação em biodiversidade, ecologia e genética, a associação recebeu a distinção da Comissão Europeia através do programa EURAXESS – Researchers in Motion, que reconhece o compromisso com boas práticas na gestão de recursos humanos.
A associação BIOPOLIS, responsável pelo Centro de Investigação e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto (UP) , reforça a responsabilidade com o avanço científico e a investigação. O reconhecimento europeu valida as suas condutas e políticas alinhadas com os princípios da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores.
Este reconhecimento evidencia o compromisso da BIOPOLIS em promover um ambiente de investigação inclusivo, transparente e alinhado com melhores práticas de recrutamento, desenvolvimento de carreira e colaboração internacional. Em comunicado, a BIOPOLIS sublinha que a conquista “aumenta a nossa reputação como uma instituição científica que valoriza o talento, a integridade e os padrões éticos”. Também, “fortalece a nossa capacidade de atrair os melhores cientistas”, facilitando a obtenção de investigadores e financiamento.
Nos próximos dois anos, a BIOPOLIS prevê implementar estratégias que consolidem as práticas de gestão de recursos humanos e promovam o desenvolvimento dos investigadores.
A associação passa a integrar um grupo restrito de dez entidades portuguesas e de 748 instituições distinguidas com o selo HRS4R do programa EURAXESS.
Em 2021, três instituições ligadas à Universidade do Porto foram reconhecidas com esta distinção, entre as quais, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), estes dois últimos integrados no i3S. O i3S é o maior instituto na área da saúde em Portugal, destacando-se sobretudo pelo estudo do cancro, regeneração e neurociências.
BIOPOLIS transforma ciência
Em 2019 a Universidade do Porto, através do Centro de Investigação e Recursos Genéticos (CIBIO), recebeu um financiamento que deu origem à BIOPOLIS.
O consórcio é composto pelo CIBIO, a Universidade Montpellier, a Porto Business School, bem como por parceiros públicos e privados, centros de investigação e empresas.
Enquanto o CIBIO é um centro de investigação focado na produção de conhecimento em biodiversidade e genética, a BIOPOLIS é uma associação criada para aplicar esse conhecimento em soluções práticas para a conservação ambiental e a bioeconomia.
Segundo antecipou Nuno Ferrand, diretor do CIBIO, o objetivo é restituir “num centro de investigação referência mundial na área da biodiversidade e da sustentabilidade daqui a sete a dez anos”.
As instalações da associação encontram-se no campus da Universidade do Porto, em Vairão. Em 2023, iniciou-se a recuperação da Quinta do Castro, com o intuito de transformá-la na futura sede do projeto BIOPOLIS.
Para obter mais informações, clique aqui.
Artigo por: Sofia Pereira
Editado por: Ana Pinto, Maria Inês Faria e Mariana Dias
