Crónica
Agora vão tirar-nos a Netflix
A partir de hoje, 15 de fevereiro, os ISPs (fornecedores de Internet) podem começar a limitar ou até bloquear o acesso a serviços não essenciais como a Netflix, YouTube, videojogos, entre outros. O objetivo é proteger a ligação a serviços críticos para o Estado Português e serviços essenciais para o cidadão, garantindo o bom funcionamento letivo, académico e/ou profissional.
Portanto, o estudante universitário que quer vida académica sem trabalho e recebe trabalho sem vida académica, vai ver agora também os seus escapes a esta nova realidade bloqueados. É para esquecer basear a fuga à obrigatoriedade de ficar em casa em plataformas digitais, a não ser que a página predileta seja o SNS ou o link da daquela aula teórica a quem ninguém vai.
É, assim, altura de tirar o pó aos livros, àquele aparelho do qual já ninguém se lembra que lia os DVD’s dos filmes preferidos dos nossos pais ou aqueles desenhos animados que adorávamos enquanto crianças.
Espero, para bem de todos vocês, que não se tenham esquecido da alegria de ver filmes da Disney, ou que pelo menos não se tenham visto livres dos DVD’s porque criaram conta no Disney+. Coragem, também, para arranjar vontade para ler para além dos artigos científicos e PowerPoints. Que vários hobbies estejam convosco e que a covid não esteja no meio de nós.
Para finalizar, uma nota de otimismo, para que não seja tudo mau. Agora quando nos queixarmos de dor de cabeça, pais e professores já não podem dizer que a culpa é de andarmos metidos no computador, pois caso o façam, a culpa é da escola virtual.
Carina Baptista