Opinião

Uma boa história faz-nos sentir

Published

on

Já leste algum livro hoje, viste alguma série ou filme, vasculhaste lindos desenhos no Pinterest, ou apenas ouviste aquela música que te emociona tanto? Isso, e muito mais, é arte. Ela não é limitada a quadros caros de velhos artistas famosos que só aparecem nos museus das grandes cidades, como Paris. A arte é tudo que vemos, ouvimos, tocamos, respeitamos, e o melhor: sentimos.

Cada história é única, mágica, repleta de encanto. Tudo na nossa vida tem uma história. Aquele livro na tua estante não tem apenas palavras, tem vidas. Ele foi criado por alguém que se importava com ele e que depositou tudo o que acreditava nessas estrelas que chamamos de palavras, em cima desse universo a que chamamos de página. Eu sou uma apreciadora de arte, gosto de ver, de ouvir, seja o que for. E se há algo que aprendi sobre o mundo é que ele se trata de muito além de meros cinco sentidos, pois uma pessoa atenta sente na sua alma até a folha que caiu do carvalho plantado no outro lado da rua. As histórias levam-nos a outros mundos! Eu gosto de pensar que qualquer obra possui a sua beleza, desde a série mais desconhecida, até à árvore que citei há pouco. Todas as coisas são preenchidas pelo calor da vida.

Muitos criticam filmes e séries por não os entender, mas a arte imita a vida e não há nada nela para ser compreendida. Acredito que o enredo nunca importa tanto quanto os personagens, pois colocarmo-nos no lugar deles é o objetivo. Aquela personagem que estamos a conhecer é muito mais do que a história que está a ser contada. Ela viveu, e assim continua. As personagens não passam de plataformas para nos fazer entender o valor das pessoas ao nosso redor, e sempre poderemos usá-las para nos sentirmos, através delas. As personagens são como nós, mas com outra aparência.

Os primeiros encantos que podemos aprender na vida são aqueles que nos contam na infância, antes de dormir. Encantos que nos permitem imaginar. Todos somos fadas, príncipes e princesas, elfos e bruxos, no nosso interior, e para suportar e enfrentar tudo o que nos aparece à frente é preciso libertá-los e criar o mais forte cavaleiro que o nosso reino pode ter. Para qualquer coisa, é necessário sonhar. Sonhar torna-nos criaturas pensantes. A magia que nos transporta pelas histórias torna-nos pessoas menos limitadas. O segredo de tudo está na sabedoria, no ato de pensar e ver de todos os ângulos. O verdadeiro sábio não é aquele que tem todas as respostas, mas aquele que diz “eu não sei” e que percebe que isso é algo bom. É aquele que vê e ouve muito para lá dos olhos e dos ouvidos.

Todas as histórias abordam algo real, problemas reais, situações reais; todos os filmes, séries e livros fazem uma crítica. Até o conto mais infantil nos lembra a realidade. Ele é somente um reflexo para nos fazer pensar. Não existe “falar apenas da história”, porque esse enredo é apenas a ponta do topo de um gigante iceberg de discussões sobre o mundo. Uma história pode ensinar-nos mais do que qualquer professor, sendo ela sobre guerras ou dragões.

Nem sempre seremos os protagonistas da nossa própria história, nem sempre seremos os antagonistas. Viver não é atuar, os papéis podem alterar-se no decorrer do tempo.

Pessoalmente, eu tenho um grande apego por todas as histórias que leio ou vejo. São mundos especiais, que nos transportam para outro lugar e despertam emoções em nós. As histórias são um pedaço da alma de todos nós. Elas fazem-nos rir, chorar, refletir e discutir. Todas têm a sua mensagem, escondida por trás das linhas. Uma história foi feita para ser sentida! E realmente uma boa história é aquela que nos faz sentir, que nos deixa vazios quando termina, mas que nos oferece um conjunto de sensações e ensinamentos eternos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version