Artigo de Opinião

O fenómeno dos Podcasts

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No ano de 2001, a Apple lançou o primeiro Ipod – um dispositivo portátil e fácil de transportar, semelhante ao MP3 –,  no qual as pessoas faziam download das músicas para o seu computador e, de seguida, transferiam para o Ipod para as ouvirem.

Adam Curry, que nessa altura era um VJ (Video Jockey) na MTV, não via o Ipod como um mp3, mas sim como um rádio. Por essa razão, começou a pensar de que forma se podia criar uma aplicação que permitisse fazer downloads automáticos de conteúdos e os sincronizasse com o computador e o Ipod, para que as pessoas não estivessem constantemente a fazer o download de cada conteúdo, uma vez que se revelava pouco prático. Para conseguir colocar esta ideia em prática, Adam entrou em contacto com Dave Winer, um dos criadores do RSS (Really Simple Syndication) – um recurso que agrega conteúdo num único lugar e o transmite às pessoas –, que era muito utilizado em websites e blogs. Adam Curry queria construir algo assim para o conteúdo multimédia.

Durante o desenvolvimento desta nova vertente do RSS, Adam começou a gravar conteúdos em áudio, que se baseavam em conversas que tinha com alguns programadores que estavam a escrever o código para esta nova funcionalidade. Quando o programa ficou pronto, todos os áudios foram colocados na plataforma e assim nasceu o primeiro “Podcast”, termo criado por um jornalista britânico, Ben Hammersley, que fez a junção das palavras Ipod e Broadcast (palavra que significa transmissão).

Atualmente, os Podcasts têm cada vez mais utilizadores, talvez devido à agitação quotidiana em que vivemos, que nos faz procurar coisas práticas em todos os aspetos da nossa vida. Permite-nos continuar a fazer tarefas básicas, como por exemplo, tomar banho, conduzir, cozinhar, praticar desporto, enquanto desfrutamos de entretenimento – coisas que seriam mais difíceis de realizar se tivéssemos de estar a olhar para um ecrã para assistirmos a uma série ou a um filme, por exemplo.

Atualmente, existem podcasts para todos os gostos, interesses e faixas etárias. É um mundo de oportunidades, tanto para os produtores de conteúdo, que podem falar de diversos temas, como também para os ouvintes, que podem escolher os conteúdos e tirar proveito de informações relevantes – algo muito valorizado hoje em dia, pois apesar de termos acesso a informação diversificada, por vezes torna-se difícil ver, ler ou ouvir conteúdos/notícias que de facto nos interessam.

Devido ao crescimento exponencial destes programas, muitas empresas e negócios têm começado a desenvolver episódios de Podcast, com o intuito de se diferenciarem da concorrência, atualizarem-se no mundo digital e conseguirem alguns benefícios para os seus negócios, como por exemplo:

Aumento do reconhecimento: Mesmo que alguns dos ouvintes se distraiam enquanto estão a ouvir o Podcast de uma marca, esta consegue alcançar, na mesma, o subconsciente das pessoas, ajudando a aumentar o reconhecimento e a retenção da marca durante um longo período de tempo.

Construção de relacionamentos: Ouvir a voz de uma pessoa, identificar-se com o que está a ser dito e ter experiências semelhantes àquelas que estão a ser partilhadas, faz com que exista um sentimento de familiaridade. Por esse motivo, é importante que os Podcasts das marcas não se foquem na venda de produtos, mas sim na construção de um relacionamento favorável entre a marca e os ouvintes/possíveis consumidores.

Credibilidade: Esta nova funcionalidade tem-se revelado uma ótima ferramenta para debater assuntos importantes para a sociedade. As empresas devem escolher assuntos adequados ao seu público-alvo e que vão ao encontro dos valores da organização, de forma a estabelecer a sua credibilidade e confiabilidade.

Contudo, apesar das inúmeras vantagens que os podcasts apresentam, os produtores de conteúdo devem sempre tentar criar algo inovador e que capte a atenção das pessoas, pois o facto do Podcasting ser um fenómeno e estar em crescimento, faz com que cada vez mais existam pessoas que tentam criar conteúdos com o objetivo de ganharem fama e acabam por não tomar atenção ao que realmente importa: o conteúdo e a inovação. É por essa razão que existem inúmeros conteúdos semelhantes e pouco criativos que, por norma, acabam por ser um fracasso.

Em virtude do que foi mencionado, conseguimos perceber que o mundo digital está cheio de oportunidades. O Podcast foi uma ferramenta criada no início do milénio e que até então não tem parado de crescer devido às vantagens que apresenta, tanto a nível pessoal como profissional. Acredito que este crescimento não irá parar, contudo, os criadores de conteúdo devem sempre andar de mãos dadas com a inovação e criatividade, para conseguirem produzir conteúdo de qualidade e alcançarem um bom número de ouvintes.

Artigo da autoria de Inês Ribeiro

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