Crónica

CANSAÇO

Published

on

Todos os dias acordo cansado. Nenhum sono chega para descansar, para tirar o cansaço que já vem do dia antes desse e dos outros que o precederam. E fico cansado o dia todo. Sempre demasiado cansado para estudar, para começar a ler um livro ou acabar de ler um dos que estão parados há meses, para ver um filme, para fazer alguma coisa. E olho em meu redor e vejo todos cansados. Vejo o revisor do comboio cansado, vejo a velhinha cansada da viagem, vejo o professor que trabalhou até tarde e hoje dá a aula cansado.

A sociedade atual é uma geração cansada e insatisfeita. As pessoas lutam constantemente por poder e sucesso e isso obriga-as a um ritmo segundo o qual creem ser necessário trabalhar, gerando esta sensação de cansaço e desmotivação.

Perante o modo de pensamento da sociedade em que vivemos, temos de procurar passar daquilo que queremos fazer para o que queremos ser. Citando Jay Shetty, em vez de “to-do lists we need to-be lists”. Devemos procurar, acima de tudo, ter mais consciência de nós mesmos e de tentarmos ser pessoas melhores.

Contudo, admito que neste momento em que escrevo me sinto cansado. E também o sentia quando um professor meu disse: “pior que estar cansado, é pensar que se está cansado”. Mas não mo disse a mim… Não estava nessa aula, porque estava muito cansado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version