Crónica
O PORTUGAL DOS MELHORES DO MUNDO
Recentemente, um vinho português foi considerado o melhor do mundo. Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. O Fado é património do mundo. Portugal é o melhor destino do mundo. A melhor aluna do mundo da MBA (Master Business Admistration) é portuguesa. Portugal tem as melhores praias do mundo.
Portugal é o melhor do mundo por tantas razões e os primeiros a dizer mal dele somos nós. Por quê? Por que temos esta mania de sermos destrutivos? Por que não aproveitar aquilo que temos de melhor e utilizarmos exatamente isso como ferramenta para desenvolvermos outras áreas em que podemos ser, lá está, os melhores do mundo?
Não parece irónico sermos tão bons, e ainda assim, não o reconhecermos? Como podemos criar tanta grandeza e mesmo assim minizarmo-nos ao ponto de sermos não só maus como também os piores?
A mentalidade do português ensina-lhe que onde vive é o pior sítio, o que faz é a pior das profissões, o que diz soa mal e tudo por aí adiante não são mais do que coincidências azarentas e factuais da vida. O português tem azar do sítio onde nasceu. O português tem azar da língua que fala. O português tem até azar na vida que escolheu. O português não faz, o português aceita. O português não é brilhante, o português está, inevitavelmente, na fasquia entre o medíocre e o inteligivelmente aceitável, socialmente falando. O português, no entanto, é o chico esperto. O português é o eletricista, o trolha, o canalizador. Por vezes, o português é tudo isso num só. Quando o português é o político, o português é corrupto. Nada a acrescentar. O português nunca tem nada a acrescentar, a não ser que seja ora para criar confusão ora para falar bem de si mesmo.
O estigma social tem que ser desmaterializado. Ou não, na realidade nem sabemos bem se é isso que queremos. Queremos ser os melhores ou queremos ser os piores? No fundo, no fundo, tudo se resumo a isto: mas afinal, queremos ser os melhores ou queremos ser os piores?
Para mim, Portugal é o melhor do mundo. Tem a melhor língua. Haverá língua mais bonita do que o português? Portugal tem a melhor palavra. Saudade. A saudade é só portuguesa. Por alguns minutos, sabe bem sentirmo-nos egoístas a este ponto. Temos uma palavra só nossa, não a queremos partilhar e isso é, por si só, das melhores sensações que o português pode ter.
O português, em última instância, só precisa de aprender a ser português. O português, em última instância, só precisa de aceitar e compreender que é o melhor do mundo.
SaveSave
Jonas
20/11/2014 at 22:28
Esqueceste-te da sardinha portuguesa! Melhor do mundo! E eu nem gosto de sardinha ahah
Hugo
20/11/2014 at 22:46
É isso mesmo loirinha, nós, e só nós Portugueses somos mesmo os melhores do mundo, em tudo.