Crónica
DISNEY NOS DIAS DE HOJE
Já pensaram em como seria a vida de algumas das personagens da Disney se elas vivessem nestes tempos? Connosco? Em Portugal?
O Aladino, com muitos dos comerciantes a fechar as bancas, já nem no mercado conseguiria roubar melancias. Imagino que ele se dedicaria a cantar na rua e, em vez de um macaco (Vá, estamos na vida real), teria um cão a fazer-lhe companhia. Mas o futuro iria melhorar, quando Yasmin passasse em Cedofeita e o ouvisse. Yasmin estaria ainda mais rica do que antes, cidadã da alta sociedade. Mas para dor de cabeça do seu pai, CEO de uma multinacional, ela ainda se apaixonaria pelos vira-latas. Ah, e sim, ela ainda teria um tigre em casa.
O Génio, o tipo grande e azul, começaria por ler as mãos da pessoas, dizendo-lhes como seria dali para a frente. Mas como ninguém acreditaria quando ele dissesse que iam acontecer coisas boas, o negócio não iria correr bem. Haveria sempre insultos, pancadaria e exigências de devolução de dinheiro. Acho que o Génio iria viver para o campo com o Mogli e o Balu do Livro da Selva e seria hippie, ele não iria querer estar sobre as decisões dos políticos. Típico tuga a fugir dos impostos. Só liberdade, paz e amor.
A Gata Borralheira trabalharia ainda mais. Precisaria muito do dinheiro e do emprego para pagar as dívidas à sua madrasta. Trabalharia todo o dia se necessário, e não discutiria se o pagamento não correspondesse às suas horas de traballho. Como disse, ela precisaria do dinheiro e não iria começar um desentendimento com o patrão, correndo o risco de ser despedida.
A Bela Adormecida estaria em casa a dormir o dia todo, sem fazer nenhum, a receber subsídio de desemprego. Parasita da nação.
A Mulan seria alguém capaz de se sacrificar para ajudar a família. Talvez uma estudante universitária a trabalhar em part-time para pagar os estudos, ou uma mãe com dois empregos para sustentar a família.
A Branca de Neve seria uma colaboradora num orfanato, cuidando das crianças, lutando contra a falta de apoios.
De quem é que me estou a esquecer? Ah, claro, Rei Leão.
Bem, o Mufasa seria um bom ativista, protetor de toda a vida humana e animal, lutando a favor dos seus direitos. O Simba seguiria os passos do pai, porém, seria a certa altura influenciado pelo seu tio Scar, que o levaria para o abismo do mercado negro. Mas nada que o guia espiritual Rafiki não conseguisse resolver.
E claro, os pinóquios seriam os políticos.
Talvez eles já existam no nosso dia-a-dia e tenham vidas assim.