Devaneios

MARISCO

Published

on

José Pedro Rocha

São muitas as maneiras de saborear marisco e metê-lo no sovaco não é uma delas.

São muitas as maneiras de temperar marisco e metê-lo no sovaco é uma delas.

Deixemo-nos de metafísicas de cervejaria e passemos a assuntos que estejam na ordem do dia (ou na Ordem dos Engenheiros).

Uma das grandes questões que se coloca na minha vida é como evitar ser esquecido por toda a gente e passar o resto da vida a almejar participar num Prós e Contras sobre sobreiros na Venda do Pinheiro.

Para isso, eu inventei uma profissão. Criador de termos para deputados. Não sei se já repararam que os deputados gostam muito de formar expressões de 2 palavras para caracterizar uma qualquer situação, mas não são muito originais. Eu farei isso por eles. O bom deste emprego é que as expressões não têm de fazer sentido, porque o povo não percebe e os outros deputados têm os truços demasiado apertados para admitir que também não. As melhores até agora são:

  • Miscelânea Amniótica
  • Isotopia Lapidada
  • Amenidade Calcificada
  • Segurança Mistificada
  • Prisão Mecatrónica

Este último pode também ser um nome de um filme dos Transformers e todos os outros podem ser nomes de novelas da TVI situadas num ambiente pós-apocalíptico.

O contexto destas expressões é basicamente sempre o mesmo, “o senhor deputado está numa amenidade calcificada perante este parlamento” ou “o que o seu partido está a fazer é uma isotopia lapidada (e demagogia)”, e por aí fora.

É um trabalho que exige grande nível de criatividade e eu gosto de ser criativo. Exercita o cérebro, e um cérebro com músculo é bom porque fica rijo e, num futuro próximo em que a Terra se transforme num inferno de procura de recursos e as pessoas se churrascam umas às outras, é mais provável que optem por churrascar um alemão para servir a salsicha alemã com o entrecosto.

Se eu fosse uma carne, gostava de ser fiambre, mas tinha de ser da pá, porque eu no meu intímo sempre fui um socialista.

Para quem não sabe, o fiambre da pá é o mais barato, mais carinhoso na cama, mas é contra a co-adopção por parte de queijos da ilha da mesma cabra.

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version