Devaneios

RECEITAS PARLAMENTARES

Published

on

João Luís Tavares

Ora muito bem (ao jeito de comentador político, só assim como quem não quer a coisa), houve eleições… Mas mais importante, eu fiz bolachas… Fui votar, claro… Não por ser o meu dever mas por ser o meu direito (há uma diferença substancial) e depois fui para casa fazer bolachas (vou fazer outra dose em Janeiro para as Presidenciais).

Não sei bem se as bolachas ficaram boas porque ainda ninguém as comeu, mas a cozinha ficou toda de pantanas… Uns queriam bolachas de aveia, outros de chocolate (os elfos que eu tenho na cozinha) mas dentro daqueles que queriam chocolate havia opções de chocolate preto, de leite e branco (que na realidade não é bem chocolate, mas pronto… Conversa para outra altura.). Fomos a votos como a cozinha democrática que temos em casa (na realidade manda quem paga os ingredientes, mas não deixem que os elfos saibam isso… Deixem-nos pensar que continuam a ter escolha!) e ganharam as bolachas de aveia… Mas depois aconteceu uma coisa fantástica, pouco democrática mas possível… os elfos que queriam bolachas de chocolate comprometeram-se todos a comer bolachas de chocolate se as bolachas forem de 3 chocolates (gulosas estas criaturas míticas…) só porque não podem mais com bolachas de aveia todos os dias… Eles todos juntos tinham mais votos que os outros portanto acabei por fazer bolachas de chocolate, não sem antes levar uma rabecada da bancada parlamentar dos Elfos de direita… Porque quem ganhou foram eles…

Já chega de Elfos (apesar de eu gostar muito dos meus). Meus meninos, será preciso dizer-vos que votam não para o Governo, como a maioria do povo pensa, mas para a Assembleia da República? O Governo sai de lá e não o contrário… Ahhh, mas o Presidente indigitou a direita para formar governo, portanto quem governa é a direita… *British accent* Not quite! O governo tem que ser aprovado em Assembleia (afinal a Assembleia é que é eleita pelo povo e nos representa…), portanto por mais governo que o Dr. Coelho forme é inútil tentar governar porque não tem apoio parlamentar…

Não acho legítimo a esquerda coligar-se para formar um governo de derrotados, assim como não achei legítimo há quatro anos a direita se coligar para ter maioria parlamentar… Querem-se coligar? Muito bem, antes das eleições… Ninguém elegeu uma coligação de esquerda, mas elegeram uma coligação de direita, por mais que nos custe… Solução? Há, mas ninguém vai gostar dela… Forme-se um governo de direita, a Assembleia aprova o governo e começam a trabalhar em pastas de interesse comum até Janeiro. Vamos a votos para as presidenciais, ganha o Professor Marcelo (um bocado óbvio, não?) e toma posse. Primeiro ato? Dissolver a assembleia e convocar novas eleições com duas coligações principais, uma de direita e outra de esquerda… Por fim, esperar que o povo português adira às urnas como a um festival de verão…. Era o que eu fazia.

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version