Artigo de Opinião
Olha… prescreveu
Era tão bom que a nossa vida fosse tão fácil quanto um simples estratagema de corrupção e lavagem de dinheiro, que envolve grandes bancos, deputados e empresários, e muitos milhões de euros.
José Sócrates foi julgado no âmbito da Operação Marquês, e grande parte dos seus alegados crimes foram prescritos. No seguimento do julgamento e da grande entrevista que deu passados uns dias, estive a refletir e apercebi-me que partilho muitas coisas com o ex-Primeiro Ministro. A sério!
Sócrates tinha um amigo que por vezes lhe pagava as férias que faziam juntos, o empresário Carlos Santos Silva. Eu também tenho um amigo que me paga coisas de luxo. É o Manel, paga-me o café das máquinas lá de quando em vez…40 cêntimos por um café da máquina é um luxo? E também a minha mãe é rica…rica em amor e carinho para dar ao filho.
Mas há mais. Com Sócrates, as coisas andaram e andaram durante anos até “passarem o prazo”. Também eu sou assim, esqueço-me e deixo o leite passar o prazo. E também procrastino e deixo os estudos e deadlines acumularem, com esperança que o tempo passe e fique tudo bem, para no fim me sentar na esplanada com os amigos, como se de nada se tratasse.
Depois da minha reflexão apercebi-me que José Sócrates deixou-me numa encruzilhada. Como vou incentivar os meus futuros filhos a estudarem, quando eles me responderem que leram no livro de História que houve um senhor, que teve um dos cargos mais altos do país e, sendo corrupto e ludibriando toda uma nação, consegue ser rico? Obrigado, Zé, obrigado.
Artigo da autoria de Gonçalo Azevedo