Artigo de Opinião
PARTILHA DE HERANÇAS E DIVISÃO DE FAMÍLIAS
Todos os dias acordamos no mesmo quarto com as mesmas rotinas do dia de ontem. Nada muda, tudo permanece, o mesmo acontece. Todas estas rotinas e aborrecimentos do dia-a-dia são feitos para ganhar dinheiro. É este que nos faz viver neste profundo reboliço rotineiro do dia e da noite. Faz-nos sentir com pujança e pensar que podemos ultrapassar tudo e todos.
O dinheiro mata famílias, através das heranças que são partilhadas de forma desmedida e selvagem. Se calhar, falar neste assunto é colocar o dedo na ferida a muitas famílias, que ainda hoje não se falam por questões mal resolvidas e injustiças revoltantes.
O dinheiro é uma droga. Provoca a morte lenta do espírito intrafamiliar. As pessoas perdem valores, qualidades e dignidade. Além disto, provoca ilusões, que tornam, às vezes, a partilha de heranças um insólito. Temos o exemplo de quando as famílias se arreliam nas heranças, pois um diz que o outro roubou 1 metro de terreno. Mas o que é isto? Orgulho? Penso mesmo que se trata de uma ilusão, em vez de verem 1 metro, devem ver 1 quilómetro. E depois vêm os advogados e todas as custas judiciais acarretadas. Muitas vezes só com o dinheiro que gastam, nem valia a pena fazerem tanto alarido e guerra, por causa de um mísero pedaço de terreno.
Para além de matar de forma lenta, muitas vezes, leva mesmo à morte física. Quantos irmãos e irmãs se matam por causa disto? Posso dizer que quase de mês a mês se vê um caso destes na televisão.
A minha questão é porquê? Porquê uma família deixar o seu sangue contaminar-se por algo que apenas traz coisas negativas? Não entendo. Será que na hora da morte, todas estas guerras compradas vão servir para alguma coisa? Penso que não. Talvez o arrependimento, a saudade e toda a mágoa de uma família que podia ser feliz surge naquele último momento na terra.
A vida é um foguete que sobe, sobe e sobe, mas depois todos acabam no mesmo, numa harmoniosa explosão de cores. Se a vida passa tão rápido e se todos caminhamos para o mesmo, então porquê estas guerras? O dinheiro pode dar sorrisos e uma vida de conforto, mas uma família unida pode dar um “saber viver”.
Save