Connect with us

Artigo de Opinião

HIPOCRISIA

Published

on

Filipa MendesHipocrisia: o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Hipócrita é uma palavra transladada do vocábulo grego hypochrités e designava, na Antiga Grécia, os atores de teatro grego que fingiam ser outras pessoas e usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral, sendo, por isso, que o termo hipócrita passou a designar alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência. A palavra Hipocrisia, por sua vez, deriva do grego hypukrisis e denotava aquilo que os atores exibiam no palco, significando a representação de um ator, atuação ou fingimento. Mais tarde, hipocrisia passou a designar moralmente o fingimento de comportamentos e hipócrita passou a representar qualquer pessoa falsa ou fingida.

E a Hipocrisia é, na minha modesta opinião, o clímax dos podres da nossa sociedade.

Falamos dos hipócritas dos políticos que, de acordo com a definição do conceito, fingem crenças e comportamentos e, popularmente falando, “nos andam aqui a enganar”. E a verdade é que andam. Mas quantos de nós conhecemos pessoas hipócritas que fazem parte do nosso círculo de conhecidos? A própria expressão “círculo de conhecidos” é hipócrita. O círculo é um elemento simbólico que remonta à união e à perfeição e a hipocrisia nada tem de perfeito.

Mas a questão é que realmente todos nós conhecemos aquele ou aquela que, tendo noção disso ou não, deixa transparecer a sua hipocrisia aos mais atentos. E isto posso dizer que me revolta.

A liberdade de expressão existe precisamente porque não devem existir obrigações sentimentais. E liberdade de expressão não significa apenas dizer aquilo que se quer, mas também ter o direito de não se dizer o que não se quer. Devem existir sim, obrigações educacionais.

No entanto, devo distinguir boa educação de hipocrisia. Sempre ouvi dizer que nem o saber nem a educação ocupam lugar. Eu acredito nesta premissa. Mas a hipocrisia é algo diferente de boa educação. A boa educação é sincera, não deve ser forçada. E se tiver que ser forçada, que o seja em virtude do seguimento dos valores morais de cada um, não da acepção do que é socialmente correto e do que é o “parecer bem”.

Como afirma François duc de la Rochefoucauld, “A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude”. A hipocrisia é a emulação de comportamentos socialmente aceites. Hipocrisia é a dobrez de ser o que não se é.

Com isto, surge-me uma questão. Numa sociedade em que a hipocrisia é já acolhida como uma normalidade, poderemos realmente culpar os políticos de serem hipócritas? Isto é, estão a ver aquele ou aquela que deixam transparecer a sua hipocrisia aos mais atentos? Ainda não são políticos, mas podem vir a sê-lo. Isto leva-me a concluir que a política não é um mundo no qual mal se entra se fica impregnado em certas desvirtudes. A sociedade em si cultiva, desde logo, estas desvirtudes. Portanto, a solução parece-me residir na origem do problema.

Assim sendo, e assumindo-me desta vez como hipócrita (o que penso que não chega a valer como hipocrisia), desejo a todos os hipócritas um resto de um bom dia!

Save

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *