Política
À QUARTA É DE VEZ: ANTONIO TAJANI É PRESIDENTE
A eleição para presidente do Parlamento Europeu exige que um candidato possua a maioria absoluta dos votos considerados válidos para ser eleito. Caso tal não ocorra, o processo repete-se, podendo chegar às quatro voltas ou escrutínios.
Foi o que aconteceu no processo eleitoral de 2017. Segundo os registos do Parlamento, normalmente, são apenas necessárias uma ou duas voltas para eleger o presidente. A 17 de janeiro foram necessárias quatro. Uma semelhante eleição não ocorria desde 1982, com a vitória Pieter Dankert, pertencente ao PES (Partido Socialista Europeu), denominado atualmente por S&D.
Quem é Antonio Tajani?
Antonio Tajani é licenciado em Direito pela Universidade La Sapienza e, durante a sua juventude, foi militante do “Fronte Monarchico Giovanile”, uma organização estudantil do Partido Monárquico de Itália.
Entre 1974 e 1975, foi oficial da força aérea italiana e, durante os anos 80, trabalhou como jornalista e enviado especial para o Líbano, União Soviética e Somália.
Em 1994, co-fundou o partido “Força Itália”, juntamente com Silvio Berlusconi, assumindo durante a primeira administração pública, as funções de porta-voz do primeiro ministro. Nesse mesmo ano, tornou-se deputado do Parlamento Europeu e chegou a vice-presidente da Comissão Europeia, na equipa de Durão Barroso.
Entre 2008 e 2014, Tajani ocupou os cargos de vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelos Transportes e, mais tarde, de vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Indústria e o Empreendedorismo. Durante este último cargo, o seu nome apareceu associado ao escândalo da manipulação dos testes de emissões de gases feita pela indústria automóvel, tendo como caso confirmado a Volkswagen.
Após ter sido eleito, afirmou, no seu discurso inaugural:
“A partir de hoje serei presidente de todos. Representarei todos os eurodeputados e todos os grupos políticos”
Quais são os seus poderes?
Enquanto Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani:
- Dirige as atividades do Parlamento e dos seus órgãos;
- Responsabiliza-se pela declaração e assinatura do orçamento anual do Parlamento Europeu;
- Juntamente com o presidente do Conselho, assina toda a legislação adotada através do processo legislativo ordinário;
- Representa o Parlamento Europeu em questões, cerimónias e atos internacionais, no âmbito administrativo, judicial e financeiro, expressando a perspetiva do Parlamento nos temas em questão.