Política
CATALUNHA: MANIFESTAÇÃO NO PORTO PEDE LIBERTAÇÃO DE LÍDERES INDEPENDENTISTAS
A iniciativa foi convocada pela delegação portuguesa da Assembleia Nacional Catalã, associação cívica independentista, cujo líder, Jordi Sànchez, também foi condenado.
Na segunda-feira, o Tribunal Supremo de Espanha sentenciou nove líderes independentistas a penas de prisão que oscilam entre os 9 e os 13 anos. Nos últimos dias têm ocorrido várias manifestações na Catalunha, algumas delas resultando em episódios de violência envolvendo os manifestantes e a polícia.
Manifesto de denúncia está a ser preparado
Manuel Loff, da organização, anunciou a publicação de um manifesto durante os próximos dias cujo título será: ‘Contra a judicialização da política’.
Os cinco proponentes do documento – Fernando Rosas, André Freire, Isabel Pires, Nobre Correia e o próprio Manuel Loff – pretendem denunciar o teor das sentenças e a escalada de violência que está a ocorrer em Espanha.
Numa declaração ao JUP, o professor universitário considera «inenarrável que uma democracia do século XXI possa comportar-se desta forma», em que o poder judicial possui uma agenda própria de gestão de uma situação que é eminentemente política.
Manifestantes cantam o hino nacional catalão
Durante a concentração, vários catalães a residir no Porto tomaram a palavra. No final, cantou-se o Els Segadors, hino nacional oficial da Catalunha.
Artigo da autoria de Miguel Marques Ribeiro