Autárquicas 2021

Autárquicas 2021: Arouca

Published

on

Nas últimas eleições autárquicas, a candidata eleita foi Margarida Belém (Partido Socialista) com 55,20% dos votos. Até ao início dos anos 90, a tendência de voto incidia sobre o Partido Social Democrata, no entanto, o PS tem vencido a corrida eleitoral, consecutivamente, desde então.

Nas eleições autárquicas deste ano, Margarida Belém pode ser reeleita pelo PS para um segundo mandato, tendo como ameaça direta o candidato da coligação à direita, Vítor Carvalho, visto que a coligação conquistou 36,43% dos votos, em 2017.

Retrato do município

Foto: Serra da Freita. Fonte: André Almeida

Arouca, que se localiza no distrito de Aveiro e que pertence à Área Metropolitana do Porto, tinha, em 2020, cerca de 20 mil habitantes. Na última década, o número de residentes diminuiu 9,1%, o que justifica o facto de o concelho apresentar a menor densidade populacional da AMP. Além disso, a população tem envelhecido, tendência que se verifica através do rácio de  172,9 idosos por cada 100 jovens, que sofreu um aumento de 57% relativamente a 2009.

No concelho, o ganho médio mensal era, em 2019, de 933,6 euros, o segundo menor valor da Área Metropolitana do Porto. Além disso, o concelho apresentou um poder de compra per capita, em 2017, de cerca de 70,8 (29% inferior ao valor médio do país),  sendo o valor mais baixo entre todos os municípios da AMP.

No censo realizado à população portuguesa em 2011, verificou-se que cerca de 10,3% dos arouquenses tinha como nível de escolaridade o secundário, enquanto que 7,4% dos residentes tinham concluído o ensino superior.

Em Arouca, o setor de atividade mais relevante, em 2019, era o que envolvia as indústrias transformadoras, visto que estas empregavam a maior percentagem de residentes (33,4 %), um valor que não sofreu grandes alterações nos últimos dez anos. Em 2020, a população ativa correspondia a 65,5% do número de habitantes, sendo que cerca de 4,2% dos residentes estavam inscritos num IEFP, o que torna Arouca o município da AMP com o 3º menor número de pessoas inscritas num IEFP.

Candidatos para as eleições autárquicas de 2021

Margarida Belém (PS)

Foto: Cartaz da candidatura de Margarida Belém. Fonte: Margarida Belém/Facebook

Para as eleições autárquicas desde ano, Margarida Belém apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal pelo PS. Na apresentação da sua candidatura, Belém reforçou a ideia que defendera no último mandato: a construção de um concelho com excelente qualidade de vida para todos, um concelho sustentável, competitivo, economicamente atrativo, que alia tradição e modernidade.

Além disso, a candidata com formação pós-graduada no Desenvolvimento e Gestão de Destinos Turísticos enumerou alguns feitos do seu mandato como a “requalificação da zona poente da vila de Arouca” e a construção da maior ponte pedonal suspensa do mundo. Para o próximo mandato, a atual vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto destacou a necessidade de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos habitantes do concelho, através do aumento da oferta habitacional e a “requalificação e ampliação das unidades de saúde”.

Vítor Carvalho (“Agora os Arouquenses” – PSD, CDS/PP, IL e PPM)

Foto: Cartaz da candidatura “Agora os Arouquenses”. Fonte: Vítor Carvalho – Agora os Arouquenses/Facebook

Vítor Carvalho, licenciado em Gestão Industrial, é o candidato da coligação “Agora Os Arouquenses”, que conta com o apoio do PSD, CDS/PP, IL e PPM. Na sua apresentação, o atual vereador assumiu o compromisso de baixar o preço da água, visto que o concelho tem o oitavo preço mais alto do país e o mais alto no distrito de Aveiro.

O candidato pretende, ainda, alargar a oferta de transporte público para as freguesias e aldeias mais isoladas e implementar um andante gratuito para todos os residentes, que utilizarem o sistema de transportes públicos na AMP.

Lara Pinho (CDU)

Foto: Cartaz da candidatura de Lara Pinho pelo CDU. Fonte: CDU Arouca

A CDU apresentou como candidata Lara Pinho, destacando a sua experiência no movimento sindical enquanto dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. A candidata, na sua apresentação, destacou a importância de fixar a população no concelho, através da melhoria das condições de habitação e na área da saúde, e do apoio aos mais carenciados e às freguesias de forma equitativa para promover a “coesão territorial e social”.

Anselmo Oliveira (“Ergue-te”)

Foto: Cartaz da candidatura do partido “Ergue-te”. Fonte: Ergue-te

O partido “Ergue-te” também vai ter um candidato para a Câmara Municipal nestas autárquicas, Anselmo Oliveira. O candidato frisou, no comunicado enviado à imprensa, a necessidade de investir de forma igual em todas as freguesias do concelho, uma vez que considera que Arouca está a “crescer a duas velocidades”. Além disso, Anselmo Oliveira salientou as áreas que, segundo o candidato, precisam de melhoras como a rede viária e o investimento em estudos de impacto ambiental.

Ana Bernardino (CHEGA)

Foto: Cartaz da candidatura de Ana Bernardino pelo CHEGA. Fonte: Ana Bernardino/Facebook

Por fim, o CHEGA também apresentou uma candidata à Câmara Municipal, Ana Bernardino. A secretária da comissão distrital de Aveiro do partido, caso seja eleita, pretende que o saneamento chegue a todas as freguesias do concelho e a criação de “condições apelativas que permitam a permanência dos jovens da terra no concelho”. Ana Bernardino tem, ainda, como objetivos baixar os impostos e o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e melhorar a qualidade da água do concelho.

Artigo da autoria de Beatriz Carvalho. Revisto por Inês Pinto Pereira. 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version