Sociedade

AS PRESIDENCIAIS NOS MEDIA E NAS REDES SOCIAIS

Published

on

Nos media, foram analisados cerca de 2000 meios de comunicação social, entre eles a televisão, rádio, imprensa e sites de informação online em Portugal. O candidato que conseguiu maior impacto através dos meios de comunicação foi Marcelo Rebelo de Sousa, líder da sondagem com 23,9% do impacto mediático total registado por todos os candidatos durante a primeira semana de campanha eleitoral para as Presidenciais 2016.

A campanha de António Sampaio da Nóvoa conquistou 18,9% do impacto, ficando em segundo lugar, seguido por Maria de Belém que obteve 18% e Edgar Silva com 14%. Com menos um ponto percetual ficou Marisa Matias, seguida de Vitorino Silva e Cândido Ferreira, que ficaram na casa dos 3%. Nos últimos lugares estão Henrique Neto, Jorge Sequeira e Paulo Morais

Nas redes sociais (Twitter, Facebook, Google e Instagram), foi considerado objeto de análise as referências espontâneas de cada cidadão através das hashtags relacionadas com cada candidatura. Foi nesta área que Maria de Belém se destacou durante a primeira semana de campanha, obtendo um registo de 22,8% das totais referências produzidas pelo público. De seguida, encontra-se António Sampaio com 22,4% e Marcelo Rebelo de Sousa, na terceira posição, com apenas 15,9%. Nesta ronda, Marisa Matias ficou à frente de Edgar Silva, com 11,2%. Com 5,6% encontra-se Vitorino Silva, seguido de Henrique Neto e Cândido Ferreira. Os últimos lugares da tabela voltam a ser ocupados por Paulo Morais e Jorge Sequeira.

O impacto mediático foi calculado pelo número total de OTS (opportunities to see), ou seja, no caso dos media, através de notícias, contabilizadas em função dos leitores, utilizadores, ouvintes e telespetadores. Em suma, as OTS são o número de vezes que um artigo poderá impactar ou transmitir uma mensagem à sua audiência, diferindo de meio para meio em função da sua relevância, audiência e horário de transmissão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version