Sociedade

DIA DOS NAMORADOS À MODA DO PORTO

Published

on

O Dia dos Namorados, na cidade do Porto, começa a escrever-se na véspera, a 13 de fevereiro (sábado). Para os amantes de cinema, junta-se o útil ao agradável: o antigo cinema Charlot do Shopping Brasília, inaugurado em 1977, reabre a sua sala, intacta desde essa altura, para duas sessões especiais: “O Gato Sem Nome”, às 17 horas e “Pecado Fatal” às 21:30. Os bilhetes são gratuitos e podem ser adquiridos na Associação de Comerciantes do centro comercial da Boavista.

O dia seguinte pode começar com uma viagem no tempo e no espaço, a um Porto intemporal, percorrido pelas linhas do elétrico, num passeio que leva os apaixonados ao coração da cidade ou ainda às paisagens da Foz. Para os que optam por preencher o dia em espaços verdes, é vasto o leque de escolhas. O Jardim Botânico do Porto e os Jardins da Fundação de Serralves permitem disfrutar de um espaço rico em património cultural e natural. Os jardins do Palácio de Cristal, em pleno centro da cidade, oferecem vistas privilegiadas sobre o Douro e o Parque da Cidade, que se estende até às praias da Foz do Douro e Matosinhos, permite um distanciamento do ambiente citadino, para um passeio mais descontraído.

Um dos maiores símbolos da cidade, a Torre dos Clérigos, não fica indiferente a esta data e promete surpresas a quem subir neste dia os seus 240 degraus. Para os casais, está garantida a oferta de um bilhete na compra de outro, com direito a um chocolate em forma de coração que trará outro gosto à visita.

Ainda na zona histórica do Porto, a Livraria Lello dinamiza a atividade “Lello Book Lovers”, que decorrerá ao longo do dia, e permite aos mais românticos (e corajosos) demonstrarem os seus sentimentos em serenatas. Apesar de ser necessário inscrição prévia através do Facebook da livraria, todos são bem-vindos a participar num momento diferente num espaço único, que promete criar um ambiente propício ao dia.

O Museu Nacional da Imprensa assinala o dia 14 de fevereiro como o início da “Semana dos Namorados”, dedicada à divulgação das obras de dois poetas portugueses: Manuel António Pina e Bocage. Os visitantes terão a possibilidade de imprimir os seus versos favoritos através de uma técnica antiga. A Semana destaca também o 17º Concurso de Textos de Amor de Manuel António Pina, que irá premiar os melhores textos originais, em prosa ou em verso.

O dia proposto termina com um tradicional jantar romântico. O Mercado do Bom Sucesso encarrega-se de uma decoração especial, enriquecida com música ao vivo ao ritmo de Bossa Nova e oferta de flores.

Num Porto que encanta cada vez mais os seus visitantes, é certo que é aguardado um dia capaz de registar marcantes memórias às muitas histórias de amor que enchem as ruas da cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version