Sociedade

6ª EDIÇÃO EDP INOVAÇÃO – NA BUSCA DE (I)NOVA(DORA)S IDEIAS

Published

on

Prémio EDP Inovação. Pela sexta vez, assim se designa a iniciativa levada a cabo pela EDP que teve o seu início no mês de março com um roadshow itinerante por diversas cidades do país, precisamente para apresentar ao público universitário o conceito e formato do prémio. O Grupo EDP, com mais uma edição deste programa, pretende apoiar ideias inovadoras de projetos empresariais em torno das tecnologias limpas, aplicadas ao sector da energia – ideias que nunca tenham sido desenvolvidos e que ainda não estejam no mercado.

50 mil euros e uma janela aberta

O roadshow, que está ainda a decorrer, pretende disseminar a iniciativa, aproximando-a principalmente do seu público-alvo, isto é, das pessoas com residência em Portugal e que tenham um nível de formação académico mínimo equivalente à frequência do último ano de uma licenciatura. Aliás, “fazemos muita divulgação nas Universidades e Politécnicos porque é onde se encontram os centros com novas ideias e os jovens mais dispostos a serem empreendedores”, ainda que não exista qualquer limite de idade para participar, como adianta ao JUP a equipa responsável pela gestão do Prémio.

Com a promoção da 6ª edição, o objectivo renova-se, sendo os principais atrativos para a participação neste projeto o desafio à inovação aberta, que engloba financiadores, universidades, centros tecnológicos e alguns rostos conhecidos da comunidade científica nacional, mas não só: o vencedor do projeto será ainda premiado com um cheque de 50 mil euros.

Os incentivos são variados: para além do prémio monetário, o grande vencedor desta 6ª edição receberá igualmente um programa de pré-aceleração de startups e uma viagem a São Paulo, durante a qual terá a oportunidade de apresentar o seu projeto à EDP Brasil e estabelecer uma nova rede de contactos. Por outro lado, os três finalistas ganharão também um ano de incubação na EDP Starter, onde terão todo o apoio para desenvolver o seu projeto, bem como terão direito a uma anuidade grátis para serem associados do EnergyIN e a uma anuidade GOLD da SurveyMonkey.

Neste contexto, é de salientar que a EDP Starter tem sido um dos principais ativos do Grupo EDP no âmbito do apoio ao empreendedorismo. De facto, cerca de 30% das startups que são auxiliadas pela incubadora da EDP provêm do Prémio EDP Inovação, o qual revelou ser um importante trampolim para que as ideias saíssem efetivamente do papel e dessem origem a novas empresas e, consequentemente, à criação de novos postos de trabalho. Prova viva são os casos de sucesso da Zypho e Omniflow, que, apesar de não terem vencido o Prémio EDP Inovação, são hoje empresas em crescimento, alvo de investimento de capital de risco e a passar por um importante processo de expansão internacional.

Até quando?

Para aqueles que desejem um contacto mais próximo com esta iniciativa, resta acrescentar que o roadshow de divulgação irá ainda passar pela Universidade do Algarve (dias 22 e 23 de Abril), concluindo esta etapa na Faculdade de Ciências da UTL, nos dias 28 e 29 deste mês. Depois disso, a possibilidade de candidatura (equipas de dois a cinco elementos) mantem-se em aberto até ao dia 13 de Maio. No fundo, mais uma janela de oportunidade e de empreendedorismo com o foco na captação e apoio de “novos projectos empreendedores na área das cleantech, aplicadas ao sector da energia”, como sintetizam os responsáveis.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version