Sociedade
“JOVENS PELA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E VIOLÊNCIA SEXUAL”
Até 30 de novembro estão abertas as candidaturas para todos os jovens dos 18 aos 25 anos que queiram realizar um vídeo assente no objetivo do “empoderamento das sobreviventes” de violência contra as mulheres.
O vídeo, que pode ter mais que um autor, pode contemplar todas as formas de violência contra as mulheres, mas deve centrar-se no acesso aos serviços de suporte para todas.
A ideia é consciencializar a sociedade para as necessidades de resposta à violência doméstica e sexual, pensando em formas de melhor apoiar as sobreviventes e garantir o fim deste tipo de relações. Além disso, o vídeo deve também mostrar formas de sair destes ambientes violentos.
No final, deve ser disponibilizado um número de apoio (linha nacional de emergência social – 144; serviço de informação às vítimas de violência doméstica – 800 202 148) ou o contacto de um serviço de apoio especializado.
A duração máxima dos vídeos é de três minutos e devem ser disponibilizadas legendas em inglês, uma vez que o concurso é a nível europeu.
Os três melhores vídeos são premiados com uma máquina de filmar, um computador, ou um tablet, respetivamente.
O convite para o concurso foi lançado pela Rede Europeia Women against Violence Europe (WAVE) e as suas organizações parceiras. A rede WAVE foi estabelecida em 1994 e constituída como uma rede de ONG’s desde 2014. Engloba ONG’s de mulheres que atuam a nível nacional no combate à violência contra mulheres e crianças.
A iniciativa decorre no âmbito da Campanha Europeia Step Up! , que decorre desde maio e tem como missão promover os direitos das mulheres e crianças sobreviventes de violência de género ao acesso a serviços de apoio e proteção.