Sociedade
REDE EUROPEIA ANTI-POBREZA CELEBRA 25 ANOS
A obra da autoria de Gaspar Martins Pereira, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), aborda “a história da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal desde a sua fundação, em 1991, até hoje”.
Segundo a Universidade do Porto, Gaspar Martins Pereira refere ainda que o livro “cruza a história da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal com a evolução das estratégias e políticas sociais europeias e nacionais com maior impacto nos campos da pobreza e da exclusão social”.
O prefácio é assinado pelo Padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (EAPN), que acredita ser impossível a existência de uma “quebra no ciclo vicioso da pobreza e da desigualdade sem mudanças nas relações e nas formas de inclusão na sociedade”.
Logo após o lançamento do livro, é inaugurada, às 19h00, a exposição fotográfica “WELTSCHMERZ” de Sérgio Aires na Galeria dos Leões, que se situa também na Reitoria da Universidade do Porto.
Para o autor da exposição, licenciado em Sociologia pela FLUP, “WELTSCHMERZ” associa-se ao conceito de “dor do mundo e tristeza face ao estado de imperfeição, especialmente em relação ao comportamento dos seres humanos”.
O presidente da EAPN pretende que estas fotografias “nos alertem, animem e inspirem para o aprofundamento da fraternidade e da inamovível convicção de que a pobreza não é um acidente”.
De entrada gratuita, a exposição vai estar presente na Galeria dos Leões até 20 de janeiro de 2017 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.