Connect with us

Sociedade

PORTO: A CIDADE DAS CAMÉLIAS CHEGA EM MARÇO

Published

on

A camélia, considerada a flor da cidade do Porto, vai ter uma semana cheia de atividades dedicadas à sua divulgação. Vão haver muitas atividades espalhadas por diferentes locais da cidade, todas com entrada livre com excepção de algumas que requerem inscrição prévia.

O ponto alto da iniciativa “Cidade das Camélias” é a XXII Exposição da Camélia do Porto, que acontece nos dias 4 e 5 de março. Este ano tem lugar no Palácio da Bolsa. A exposição abre as portas ao público no dia 4 às 14:30H e tem como tema central “Porto Histórico”. Nesse mesmo dia vão ser anunciados os grandes vencedores dos concursos a “Melhor Camélia”, a “Melhor Camélia de Origem Portuguesa” e o “Melhor Arranjo Floral com Camélias”.

A exposição vai prolongar-se até as 19h do dia 5 e vai permitir ao público, não só apreciar a diversidade e beleza das camélias expostas, como também participar em oficinas, cerimónia de chá japonês e ainda no Mercado da Camélia.

A programação estende-se a toda a cidade até ao dia 11 de março. A agenda inclui atividades que vão desde concertos, instalações, mostras, palestras, exposições, workshops, conferências e muito mais. Esta edição conta com iniciativas como o “Cycle Flower Parade”, que procura incentivar os participantes a levar a bicicleta mais florida e a apresentação “Celebração”, uma deambulação com canto, figurinos e caracterização, apresentada pela ACE – Teatro do Bolhão.

Na música o destaque vai para o concerto de abertura que vai decorrer na Casa da Música e que conta com a presença do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Também o concerto de dia 10, na Igreja dos Clérigos, pelo Conservatório de Música do Porto está destacado.

A cultura japonesa vai ser uma aposta forte no evento com diferentes atividades como oficinas de pintura e caligrafia Sumi-e, dança tradicional japonesa e a tradição do chá. Estão também marcadas visitas a locais como a Igreja de São Francisco, jardim Botânico do Porto, Casa da Prelada e ainda uma visita pelo “Porto Histórico”, guiada pelo historiador Joel Celta.

A sessão de encerramento da Semana das Camélias vai decorrer no dia 11 de março, das 10 às 18H, na Fundação de Serralves, com entrada gratuita. Conta com as mais variadas atividades como oficinas de arte e ciência, visitas, teatro, marionetas, dança, música e o Mercado das Camélias.

Esta iniciativa conta com a colaboração de vários parceiros como a Universidade do Porto, a Fundação de Serralves, ESMAE, Casa da Música, Lípor, Feitoria Inglesa, entre outros. É organizada pela Câmara do Porto, pelo Pelouro do Ambiente e do Porto Lazer, em conjunto com a Associação Portuguesa das Camélias.