Sociedade
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
Declarado em dezembro de 1993, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa assinala-se a 3 de maio, dia que marca o aniversário da Declaração de Windhoek, um documento com os princípios fundamentais da liberdade de imprensa.
O tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa deste ano é “Mentes Críticas para Tempos Críticos: o papel dos Media no avanço para uma sociedade mais pacífica, justa e inclusiva” e as celebrações começaram já no dia 1 e prolongam-se até amanhã, dia 4, em Jakarta, na Indonésia.
A UNESCO marca esta efeméride com a atribuição do Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano, no valor de US$45,000. O nome é uma homenagem a Guillermo Cano Isaza, jornalista colombiano assassinado em frente aos escritórios do jornal El Espectador, do qual era editor, em Bogotá. O homicídio ocorreu a 17 de dezembro de 1986. Assume-se que o ataque tenha sido consequência da campanha que Cano lançara no jornal para denunciar a influência dos traficantes de droga na política do país.
O vencedor do Prémio Guillermo Cano 2017 é Dawit Isaak, jornalista preso na Eritreia desde 2001. Dawit Isaak foi o escolhido por júris internacionais, devido ao seu trabalho “de coragem, resistência e compromisso com a liberdade de expressão.”
No Twitter a data está a ser assinalada com hashtags alusivas ao tema.