Sociedade
EDUCAÇÃO EM DESTAQUE NA CONFERÊNCIA EDULOG 2017
A EDULOG é uma Think tank pertecente à Fundação Belmiro de Azevedo. É uma organização que está direcionada para a Educação e que se dedica essencialmente à investigação, análise e discussão do sistema de ensino em Portugal.
O projeto, anunciado em 2015, têm como principal objetivo a criação e organização de informações de carácter científico sobre a Educação, para desta forma contribuir para o planeamento estratégico da educação em Portugal, tendo em vista a excelência da educação no país.
O tema base da conferência era o Desenvolvimento Económico nas Regiões Sul da Europa. Durante os dois dias decorreram cinco sessões paralelas e várias palestras, todas elas tendo por base este tema ao qual foram aplicadas variáveis como as tendências no ensino superior e investigação nos países no sul da Europa, políticas europeias no sul da Europa, entre outras. Apesar do tema central de toda a conferência ser o desenvolvimento económico nas regiões sul da Europa, esteve sempre em paralelo o caso de Portugal em particular.
Foram também apresentadas algumas ideias que ainda são desconhecidas para grande parte das pessoas, como por exemplo a Smart Specialisation e a Smar Specialisation Platform que foi criada no ano de 2016. O progresso que Portugal têm vindo a fazer nos últimos 40 anos a nível da educação foi salientado, bem como o facto de o investimento na educação é recompensador.
Foram várias as figuras notáveis que estiveram presentes entre elas, Isabel Alçada membro do Conselho de Administração da European Cultural Foundation e ex-Ministra da Educação, Alberto Amaral presidente da Agência Nacional de Avaliação, membro do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superiore ex-reitor da Universidade do Porto e Coordenador e membro do Conselho Consultivo EDULOG,
Para encerrar a conferência foi realizado um Debate Nacional que contou com a presença de Daniel Bessa Economista, Elisa Ferreira do Banco de Portugal, Ester Silva da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e ainda José Varejão da Universidade do Porto. Pedro Teixeira da Universidade do Porto tinha o papel de moderador.
Em declarações ao Jornal Universitário do Porto (JUP), Pedro Teixeira afirmou que aceitou participar neste debate “devido à importância do tema e não só por estar relacionado com as minhas áreas de investigação e daí ter um interesse de à muitos anos, e também como ficou presente no debate quanto mais estudamos um tema as vezes mais dúvidas temos. É a vontade de ouvir, refletir sobre um tema ue não é só de interesse académico mas para a sociedade no geral”.
Quando colocada a questão sobre a pertinência do tema que estava em cima da mesa e se as novas ideias apresentadas da conferência podem corresponder a avanços no futuro, Pedro Teixeira disse que “eu acho que sim, à já muito que se discute o desenvolvimento regional e o papel da educação e do capital humano no desenvolvimento regional. Acho que hoje temos uma atenção redrobada nestas questões e um olhar mais modesto nas ambições relativamente as visões do passado, de achar que era a educação que ia resolver tudo, esta é uma condição importante para que sejam possivel o desenvolvimento regional e até do país”.