Connect with us

Sociedade

NA CIDADANIA ATIVA É QUE ESTÁ O GANHO

Published

on

No dia que sucedeu ao Dia Internacional da Cidadania, foram entregues aos quatro jovens os prémios Cidadania Ativa, concurso que visava a valorização do mérito da participação estudantil no desenvolvimento de práticas de cidadania ativa.

A entrega dos prémios teve lugar na Sala do Conselho do Edifício Histórico da Universidade do Porto. Estavam presentes o reitor, José Carlos Marques dos Santos, o júri do concurso, os galardoados e familiares e amigos.

A cerimónia principiou com um discurso do reitor da Universidade, que frisou a importância do concurso pelo facto de a “formação complementar preocupar a UP”. “Nós não formamos robots, formamos cidadãos”, referiu.

Diogo Cruz, estudante da Faculdade da Economia (FEP), foi distinguido pela fundação e trabalho na U.Dream, a primeira empresa júnior sem fins lucrativos e de cariz social, cujo objetivo passa por realizar o sonho de crianças doentes), na vertente solidária.

A fundação e direção do StartUp Buzz, a vice-presidência do Junior Achievement Alumni Portugal, o papel de Editor-in-Chief da Junior Achivement Alumni Europe, a nível europeu,  Junior Achivement Alumni Europe,  e o desenvolvimento do projeto empresarial CareCar, fizeram de Bernardo dos Santos o vencedor do prémio na categoria de Empreendedorismo.

O doutorando e investigador no Centro de Investigação Jurídico Económica da Faculdade de Direito (FDUP), Ary Ferreira da Cunha, foi premiado pelo seu desempenho na difusão do debate competitivo dentro e fora da UP. O primeiro presidente da Sociedade de Debates da Universidade e do Conselho Nacional de Debates Universitários sagrou-se campeão do mundo de melhor orador, num campeonato internacional onde representou a UP.

O estudante da Faculdade de Ciências (FCUP), Nuno Loureiro, mostrou a faceta de desportista e arrecadou o prémio na categoria de Desporto e/ou Ambiente, pelo cargo de vice- presidente da comissão organizadora do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia, numa estrutura conjunta da Federação Académica do Porto (FAP), U.Porto e IPPorto.

Nuno Loureiro participou ativamente na dinamização e organização deste evento internacional, no qual participaram cerca de 120 estudantes de 15 países. O estudante é ainda responsável do Desporto da FAP e vice-presidente da Associação de Estudantes da FCUP, responsável pela área do Desporto.

Os vencedores receberam um prémio no valor de mil euros, a menção da distinção no suplemento ao seu diploma académico e a certeza de que com os seus projetos a cidade do Porto e a Universidade, em particular, têm cidadãos mais ativos.

Continue Reading
1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *