Sociedade
FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS LANÇA 4º EDIÇÃO DO PRÉMIO PORDATA INOVAÇÃO
As propostas devem ser apresentadas até dia 23 de maio de 2018 e, através da iniciativa lançada pela FFMS, os participantes são convidados a desenvolver um indicador estatístico inovador, que represente uma mais-valia para a compreensão e conhecimento das dinâmicas da sociedade portuguesa, ou seja, com base nos dados publicados na PORDATA. O objectivo do Prémio POR-DATA Inovação é a obtenção de propostas de novos indicadores para serem publicados no seu site.
As candidaturas estão abertas para todos os cidadãos ou grupo de cidadãos. O regulamento está disponível aqui, durante o período para apresentação de propostas. As propostas devem ser apresentadas no formulário disponível aqui e enviadas para o seguinte endereço eletrónico: premiopordata@ffms.pt, entre os dias 23 de fevereiro de 2018 e 23 de maio. A atribuição dos prémios vai ser realizada até ao final de 2018, em data a anunciar.
Podem ser apresentadas propostas para três tipos de indicadores, de acordo com a originalidade:
a- Indicadores já existentes, desenvolvidos por outros autores ou por instâncias nacionais e/ou internacionais, mas que a PORDATA não inclui na sua base de dados.
b- Indicadores desenvolvidos pelo proponente ou grupo de proponentes, propostos em trabalhos já publicados ou no prelo.
c- Indicadores inéditos desenvolvidos especificamente a fim de concorrer ao Prémio PORDATA Inovação.
O júri será composto por um representante da PORDATA e pelos coordenadores científicos da FFMS, que podem cooptar outros cientistas/ investigadores, de acordo com as características e o número de propostas recebidas.
As propostas selecionadas vão ser premiadas de acordo com o indicador escolhido.
Alguns dos critérios a ter em consideração na avaliação das propostas para a atribuição dos prémios são o caráter inovador, a relevância, a facilidade e compreensão e a garantia, sem recurso a programação estatística, de actualização dos dados do indicador pela FFMS.
Os indicadores premiados vão ser publicados no portal da PORDATA e, nos casos da segunda e terceira propostas, a autoria do indicador vai ser apresentada na metainformação do quadro respetivo.
A Pordata, projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é um serviço gratuito de acesso a informação estatística sobre a sociedade portuguesa, desde 1960 até à atualidade. O projecto Pordata, contributo ao conhecimento informado sobre a sociedade portuguesa, conta com a colaboração de mais de 55 entidades oficiais de produção de informação estatística, com destaque para o Instituo Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat.
A Pordata foi premiada em 2011 pelos World Summit Awards (WSA), na categoria e-science and technology. Os WSA, uma actividade das Nações Unidas, têm por objetivo selecionar e distinguir aplicações de Internet inovadoras, que promovam a difusão do conhecimento.