Sociedade
BLAYA E GNR MARCAM PRESENÇA NAS FESTAS DO SENHOR DE MATOSINHOS
A tradição não muda: a romaria com seis séculos de História continua a trazer cerca de um milhão de visitantes a Matosinhos. Seja pela dimensão religiosa, popular ou artística, as “festas da terrinha” são motivo de animação para os seus habitantes, que se deslocam diariamente às ruas do concelho.
Neste ano de 2019, a ideia geral mantém-se. As ruas iluminadas, as feiras de artesanato e de louça e os divertimentos mecânicos já têm lugar marcado, como é habitual. Mas os artistas convidados são o ponto alto destas noites de festa, juntamente com o espetáculo de pirotecnia.
Com um novo disco a estrear no dia 27, Blaya marcará presença nas Festas do Senhor de Matosinhos no dia 9 de junho, pelas 22:30 horas, no Jardim da Biblioteca Florbela Espanca. No dia 10, o palco pertence aos GNR que, em colaboração com a Banda de Matosinhos-Leça vão dar um concerto, pelas 22 horas, no mesmo local.
O fogo de artifício, por sua vez, está marcado para a meia-noite de sábado, dia 8.
No dia 31, a romaria vai também celebrar o Dia do Pescador, que tem como objetivo sublinhar a importância do setor de pescas para a economia de Matosinhos e homenagear os pescadores, operários e empresários conserveiros. A festa vai ainda ficar marcada pela realização do primeiro Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos.
O programa completo pode ser encontrado aqui.