Sociedade
Estudante detido pela PJ por preparar um atentado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
A Polícia Judiciária deteve um estudante de 18 anos, natural da Batalha, que planeava um atentado terrorista na Faculdade de Ciências, no Campo Grande, contra os estudantes da mesma, instituto superior frequentado pelo suspeito. Reside em Lisboa, onde foi detido.
Contexto
A PJ apreendeu o material que o jovem possuía na sua casa, juntamente com um plano escrito que descrevia o ataque e o que pretendia fazer com os seus colegas. O seu objetivo seria fazer o maior número possível de vítimas. No material encontrado não estavam incluídas armas de fogo. Apenas foram apreendidos objetos como catanas, bestas e botijas de gás, entre outras armas brancas.
O aluno, descrito como sendo introvertido e discreto, com dificuldades no relacionamento com outras pessoas, foi descoberto por autoridades estrangeiras, nomeadamente o FBI, através da sua atividade na dark web, que ao encontrarem indícios de um possível ataque terão alertado a Polícia Judiciária.
Fontes indicam que este ataque seria um ato individual e não um ataque organizado em grupo.
O suspeito será ouvido em tribunal pela primeira vez esta sexta-feira, 11 de fevereiro. Para além das acusações de posse de armas ilegais, está também em causa a prática de um crime terrorista.
O termo terrorismo pode estar a ser utilizado de uma forma bastante ampla, pelo que é necessário ter cuidado na qualificação deste possível ataque como sendo terrorista.
A FCUL, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, continuará em funcionamento e não cancelou quaisquer eventos marcados, prosseguindo, assim, com a realização dos exames.
Escrito por Maria Barradas.
Revisão por Beatriz Oliveira.